Partilhar

Mente saudável: 4 práticas desportivas para diminuir a ansiedade

Fique a para de todas.

12 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

No último ano, os efeitos da pandemia na saúde mental têm sido um tema em destaque. E, com os números a subir novamente em Portugal, problemas como a ansiedade, depressão e o stress voltam a estar no centro das atenções.

De acordo com dados de um estudo do Urban Sports Club realizado a colaboradores em teletrabalho, 57% dos inquiridos afirmou ter passado por problemas de saúde relacionados com a pandemia, 27% tiveram efeitos secundários relacionados com stress e 23% sofreram efeitos negativos no seu bem-estar mental, tais como humores depressivos ou sentimentos de solidão ou isolamento.

Apesar de serem dados negativos, os especialistas do Urban Sports Club afirmam que esta situação “tem servido para colocar a importância da saúde mental ao mesmo nível da saúde física, algo que deveria ter acontecido há muitos anos”. Por isso, recomendam 4 atividades que ajudarão qualquer pessoa a treinar a mente e ter uma vida mais saudável, tanto a nível físico como mental, para enfrentar qualquer dificuldade.

Yoga
Não é segredo que esta antiga disciplina é a chave para trabalharmos a nossa mente. De facto, os dados recolhidos pelo Urban Sports Club mostram como esta prática aumentou desde o início da pandemia, sendo a atividade física mais praticada em 2020 em Barcelona, por exemplo. Uma dica do Urban Sports Club é procurar a prática do “yoga moderno”, um tipo de yoga que “respeita as antigas tradições do yoga mas adapta-se ao mundo moderno de hoje e aos corpos contemporâneos, que são muito diferentes dos yogis milenares, uma vez que passamos muitas horas a trabalhar sentados numa cadeira, por exemplo.”

SUP Yoga
Esta atividade mistura 3 elementos-chave para limpar as nossas mentes. Por um lado, a prática do yoga que já tem os seus benefícios bem conhecidos. Depois, acrescentamos o componente da água, que produz uma sensação de relaxamento mas também garante um desafio extra. Finalmente, o ar livre oferece uma sensação de liberdade e bem-estar incomparável.

O SUP Yoga tem diversos benefícios para o bem-estar mental. A prática existe uma grande concentração e presente no momento e no agora, para garantir o equilíbrio ao longo da prática e a execução corretã dos asanas (posturas). A mente fica assim livre de qualquer outra coisa. A prática na água e ao sol melhora a produção da serotonina, que influencia diretamente o humor, sono e emoções. Assim, o SUP Yoga melhora o estado de espírito, emocional e físico, proporcionando um total relaxamento mental.

Pilates
Pilates é um treino de corpo inteiro que tem como principal objectivo reforçar o core, ou seja, o pavimento pélvico, a parte inferior das costas, e os músculos abdominais, melhorando assim a postura geral. No Pilates, o core é referido como a “casa do poder” do corpo humano. A respiração desempenha um papel importante no Pilates, tal como no yoga, ajudando a libertar e a maximizar a tensão muscular e é frequente utilizar equipamento adicional, como fitas ou mesmo máquinas especializadas. Esta prática é ideal para aliviar tensão e dores nas costas, fortalecer a coluna vertebral, treinar a flexibilidade e melhorar a postura.

Meditação
Embora não seja exatamente uma prática desportiva, a meditação é um treino mental. É um exercício de paciência e constância, ideal para cultivar a presença e a consciência nas nossas vidas, para gerir as emoções e alcançar a paz interior. Tem como benefícios cientificamente comprovados a melhoria do sono e o descanso, a redução da ansiedade, diminuição do aparecimento de sinais e recaídas de depressão, melhorias significativas na memória e no desempenho cognitivo, melhoria da atenção e concentração e a capacidade de mudar de uma tarefa mental para outra e o alívio significativo dos sintomas de PTSD (transtorno de stress pós-traumático).

 

Mais Recentes

É difícil confiar: estes são os signos que mais traem. Arrisca a descobrir quais são?

há 5 horas

Dia Mundial da Diabetes: «Os sintomas iniciais do pé diabético são, muitas vezes, impercetíveis, ligeiros e desvalorizados », Miguel Vila Pouca, podologista

há 6 horas

Por este motivo há 5 distritos do continente sob aviso amarelo

há 6 horas

Portugal entre os países europeus onde a segurança não é obrigatória quando se fala em trotinete elétrica

há 6 horas

Diabetes: número de doentes diagnosticados sobe para 900 mil, o valor mais alto de sempre

há 7 horas

Vai poder experimentar os tratamentos do Melhor Spa do Mundo com 50% de desconto, e nem precisa de sair de Lisboa

há 7 horas

Um toque de elegância e glamour nesta época festiva é a proposta desta marca

há 22 horas

Se tem o hábito de conduzir na via do meio, cuidado: há multas (pesadas) e pode ficar sem a carta

há 22 horas

Até podem ser os mais felizes, mas os finlandeses não são, de todo, os mais saudáveis do mundo

há 22 horas

Esta coca-cola vai ser retirada do mercado, e nós descobrimos o motivo

há 22 horas

Estes são os efeitos no cérebro do uso diário do TikTok e do Instagram, segundo a neurociência

há 23 horas

Quando for usar a garrafa do óleo não deite fora a tampa: ela tem uma função que poucos conhecem

há 23 horas

Costuma chorar quando vê filmes ou lê livros tristes? Cuidado: pode ser um sinal de morte prematura, dizem os cientistas

há 24 horas

Poupe até 50 euros por mês na conta da luz: saiba aqui o que deve fazer

há 24 horas

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 24 horas

Estas pessoas já morreram mas continuam a fazer (muito) dinheiro: saiba como isso é possível

há 24 horas

Da disenteria à hepatite A: os principais riscos para a saúde pública das vítimas da DANA

há 1 dia

Portagens vão aumentar em 2025: saiba aqui quanto vai ter de pagar a mais

há 1 dia

Será que se podem comer ovos fora do prazo? Saiba se ainda são bons para consumir não pondo em causa a saúde

há 1 dia

Bloqueio nas artérias: fique alerta a estes primeiros sintomas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.