No dia em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Doença de Parkinson é dado a conhecer o hino oficial da associação Young Parkies Portugal, “Alvorada”, da autoria de Miguel Araújo.
O artista une-se assim a esta causa que tem como principal missão informar, integrar e acompanhar pessoas com Parkinson juvenil ou precoce, promovendo a cooperação entre todos os intervenientes, dos cuidadores aos médicos, investigadores, terapeutas e outros.
Miguel Araújo escreveu e produziu “Alvorada”, um tema que pretende abraçar a causa criada pela associação Young Parkies Portugal, que nasce em janeiro de 2022 e que desde então tem dado voz a uma doença silenciosa e injusta que infelizmente tem entrado na vida de muitos portugueses cedo demais.
O cantor e compositor explica que a “Young Parkies trabalha para melhorar vidas. Quando me pediram se fazia um canção, aceitei de imediato, por mais insignificante que seja o meu contributo. Escrevi esta “Alvorada”, que se inspirou no trabalho das pessoas que fazem a associação”.
O convite partiu de Maria do Carmo Teixeira Bastos, fundadora da associação, que após ser diagnosticada decidiu juntar todas as suas forças e criar a Young Parkies para que outros doentes “não carreguem este peso sozinhos”. À data de hoje a Young Parkies Portugal já desenvolveu várias áreas de apoio e conta com diversas atividades fundamentais na luta contra a doença. Aulas de exercício físico específico, yoga, meditação, conversas sobre temas relacionados com a doença e como viver com ela (Parkie Talks mensais – disponíveis no youtube e spotify), grupos de apoio psicológico para young parkies e também para familiares (a decorrer neste momento), caminhadas e atividades ao ar livre, encontros com médicos, terapeutas e investigadores, onde podem esclarecer dúvidas e partilhar experiências, curso de Fisioterapia especializada para acompanhamento de pessoas com Parkinson, dirigido a fisioterapeutas e profissionais do exercício e ainda o Bootcamp, o grande acontecimento anual da YPP que terá a sua edição de 2023 em maio, são as várias áreas desenvolvidas pela associação.