Partilhar

Muçulmanos em Portugal iniciam Ramadão. Sabe em que consiste esta tradição?

Fique a par.

23 Março 2023
Forever Young

O Ramadão é o mês sagrado do jejum e da oração na tradição muçulmana, quase dois mil milhões de pessoas irão observar o jejum este ano: O Islão, como a segunda maior religião do mundo, une cerca de 25% da população mundial, refere a Euronews.

Este ano, o Ramadão começa a 22 ou 23 de março e durará até aproximadamente 21 de abril. A coincidência das datas está ligada ao calendário lunar no Islão: o ano lunar é mais curto do que o ano solar, e cada ano a data do Ramadão aproxima-se do início do ano em 10 ou 11 dias.

Assim, em 7 anos, em 2030, o Ramadão será celebrado duas vezes: no início do ano ( por volta de 5 de Janeiro) e no final (por volta do dia 25 de dezembro).

A data exata do início do jejum, em cada país do mundo islâmico, é normalmente determinada pelas autoridades religiosas.

Os muçulmanos acreditam que todas as escrituras foram reveladas aos profetas durante o mês do Ramadão: os pergaminhos de Abraão, a Tora, os Salmos, o Evangelho e a revelação final, do Corão Acredita-se que o Profeta Maomé tenha recebido a sua primeira revelação do Corão sobre Laylat al-Qadr, uma das cinco noites ímpares dos últimos dez dias do Ramadão, depois de dias de oração permanente e solidão.

Embora os muçulmanos tenham sido primeiramente obrigados a jejuar no segundo ano da Hijra (624 ad), muitos acreditam que a prática do jejum não é uma inovação, mas que foi sempre necessária para os crentes alcançarem taqwa – o temor de Deus. Acredita-se que os pagãos pré-islâmicos de Meca jejuaram no décimo dia de Muharram para expiar o pecado e evitar a seca. Outros estudiosos argumentam que a observância do Ramadão em si remonta à da rigorosa disciplina nas primeiras igrejas siríacas. Esta afirmação é contestada por alguns estudiosos muçulmanos.

O jejum do Ramadão implica interromper a ingestão de alimentos e água do nascer ao pôr-do-sol. O jejum dura o mês inteiro, e termina com o Eid-el-Fitr ou – na tradição de alguns países e regiões – Uraza-Bairam.

O jejum do Ramadão é um dos princípios mais cumpridos do Islão: de acordo com sondagens, é praticado por 70-80% dos muçulmanos. O jejum é obrigatório para todos os muçulmanos, homens e mulheres, desde a puberdade. Em alguns países, os pais encorajam os seus filhos a jejuar durante meio dia a partir dos dez anos de idade, para habituá-los ao jejum.

A primeira refeição do dia, suhur, deve ser realizada antes do amanhecer. Após o jejum do dia, o pôr-do-sol completo e a oração da noite segue o ifra, a segunda e última refeição.

O planeamento do menu da manhã e da noite é uma parte especial do Ramadão para pessoas em jejum. Embora as tradições culinárias difiram de país para país, os princípios gerais permanecem os mesmos: comer alimentos nutritivos de manhã mas não pesados, e incluir fruta seca, carne e legumes à noite.

Os pratos populares incluem pratos de feijão como o “Ful Ramadan” no Egipto, brik com ovo em alguns países Magrib, bolani (pão achatado afegão recheado com batata), saladas de fruta e papas de aveia. Tradicionalmente, para o iftar da noite, a mesa apresenta tâmaras, shorba (sopa de lentilhas, popular no Médio Oriente) e kima samosa – um deleite entre os muçulmanos indianos. Estas chamuças são fritos crocantes com recheio perfumado de borrego picado com gengibre, pimenta, hortelã e garam masala. Há também o halim de borrego e espetadas de carne.

Que mais deve fazer uma pessoa durante o jejum?

Durante o Ramadão, o crente deve comportar-se de forma honrada, melhorar-se a si próprio e fazer boas ações pelos seus parentes e vizinhos. Deverá ajudar os desfavorecidos. Uma das boas ações é alimentar as pessoas que jejuam após o pôr-do-sol.

Quem pode ser ser dispensado de fazer jejum?

As mulheres grávidas e lactantes, as mulheres que não atingiram a puberdade, os idosos, e as que sofrem de doenças crónicas não precisam de respeitar o Ramadão. Por doenças compreendem-se não só as associadas a uma dieta rigorosa durante o jejum, mas também as perturbações mentais. Também é possível comer e beber durante o Ramadão, se se estiver numa longa viagem. Em alguns destes casos, o crente deve compensar todos os dias do Ramadão que faltou posteriormente, após o fim do Ramadão.

 

Mais Recentes

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 1 hora

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 2 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 2 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 3 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 4 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 4 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 4 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 5 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 5 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 5 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 6 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 6 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 6 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 6 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 7 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 7 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 7 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 7 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 8 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.