Infelizmente o tempo é um recurso escasso. Todos o sabemos. No entanto para uns, este tempo para ser maior do que para outros. Será uma questão de perspetiva?
Este não é um dilema dos tempos modernos. Já em 1910 o autor inglês Arnold Bennett escrevia um livro com o título “How to live on 24 hours a day” (“Como viver com 24 horas por dia”). Esta obra tinha como objetivo abordar o tema da gestão da nossa vida pessoal e sobretudo do nosso tempo.
Bennett anunciava já nesta época que o tempo é um bem absolutamente precioso, sem o qual nada é possível. Apesar deste facto muitas pessoas parecem não lhe dar a devida importância. Gastam o tempo de formas pouco valiosas e queixam-se à posteriori de não conseguir concretizar todos os seus sonhos e projetos por falta deste mesmo recurso tão valioso.
Pobres ou ricos, todo temos as mesmas 24 horas diárias. Nada é mais democrático ou transversal a todas as sociedades, culturas e povos. A verdade é que de certa maneira, também todos nos tornámos escravos desta realidade. Deste tempo que regula a nossa existência e tudo aquilo que conseguimos (ou não) fazer.
Muitas frustrações advêm da falta de tempo. Quando dizemos “não tenho tempo”, queremos dizer que não conseguimos concretizar todos os nossos objetivos. Não conseguimos estar com todas as pessoas que queríamos, não conseguimos estar em todos os lugares, não conseguimos descansar o suficiente, comer ou dormir o suficiente, entre muitas outras coisas.
Ao invés de planearmos todas estas coisas com grande antecedência, pensando que temos todo o tempo do mundo, e que mais cedo ou mais tarde vamos conseguir fazer tudo aquilo que queremos, talvez esteja na altura de mudar a estratégia. Porque não concentrarmo-nos mais exclusivamente no dia, nas 24 horas, que temos pela frente?
Eis os nossos 10 principais conselhos para melhorar a relação que têm com o tempo.
- Viva pensando um dia de cada vez. Não pense demasiado no futuro
- Seja realista em relação a tudo aquilo que consegue fazer em 24 horas
- Planeie detalhadamente o seu dia. Faça listas de tudo o que pretende concretizar
- Complete o maior número de coisas possíveis. Não se distraia.
- Evite comprometer-se com tarefas inúteis ou sem sentido. Aprenda a dizer “não”.
- Vá alterando as tarefas necessárias. Defina tempos para cada uma delas
- Lembre-se que, normalmente, o tempo entre as 9h-18h não pertence a si. Pertence ao seu empregador.
- As 8 horas de sono recomendadas não devem ser substituídas por outro tipo de tarefas
- Arranje um relógio de pulso. Caso contrário não reclame por falta de tempo.
- Lembre-se: apenas tem 24 horas por dia, nem um minuto a mais ou a menos