É o momento privilegiado para recordar as edições mais especiais da garrafeira e é com este propósito que a Quinta de ZOM, produtor com raízes em Freixo de Espada à Cinta, apresenta as propostas que melhor refletem o espírito natalício. São três vinhos tintos ideais para acompanhar os momentos gastronómicos da quadra ou para partilhar com família e amigos.
10 anos de uma colheita para recordar
Elaborado a partir das castas provenientes de Vinhas Velhas, incluindo as incontornáveis Touriga Nacional e Touriga Franca, o ZOM Garrafeira 2014 apresenta um aroma austero, com nuances que combinam frutos do bosque, notas balsâmicas e especiarias. A elegância e complexidade faz-se presente em toda a experiência de prova com um final de boca longo e persistente, tornando-se ideal para acompanhar pratos complexos de aves, carnes vermelhas e queijos.
Para quem desejar impressionar no momento de troca de presentes, o ZOM Coleção 2014 ajuda na missão. É que esta referência é o resultado da parceria com a modernidade e criatividade do Chef Martín Berasategui, que coleciona estrelas Michelin desde 1981, e que dá nome à tipologia de garrafa – Martin Berasategui System, um conceito revolucionário para o engarrafamento de vinhos sujeitos à criação de depósito. Quanto à prova, esta referência revela uma mistura de aromas florais e de fruta madura, especialmente, ameixas, frutos do bosque e notas de especiarias. Na boca é bem equilibrado, macio e aveludado, mostrando todo o seu carácter e complexidade. Está pronto a servir lado a lado dos pratos natalícios ricos em sabor e textura como cabrito assado no forno, peru recheado e queijos curados.
A virtude reside no tempo
De 2021, fica na memória o ano fresco, potenciando as características dos vinhos para serem consumidos jovens. É daqui que nasce o ZOM Reserva Tinto 2021, um vinho que reflete intensidade na cor, no aroma e na boca, possuindo corpo e taninos bem equilibrados, notas de fruta com um final complexo e prolongado. A sua vocação gastronómica faz dele uma boa companhia para pratos de carnes ou peixe assado no forno, incluindo o rei da quadra, o bacalhau. A decisão de o abrir para a noite de Consoada poderá ser influenciada pela recomendação do produtor: está pronto a consumir, mas para quem souber guardar o vinho entre 2 e 5 anos irá desfrutar terá uma experiência de prova ainda mais elevada.