Partilhar

Nem salmão nem linguado: estes são os peixes mais saudáveis, de acordo com especialistas de Harvard

A inclusão de marisco , especialmente bivalves ou pequenos peixes como a sardinha, a anchova, a cavala, a anchova ou o arenque, tem-se revelado de grande benefício não só para a saúde cardiovascular , mas também para a melhoria geral do perfil nutricional e do sustentabilidade ambiental.

3 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

De acordo com pesquisas realizadas na Harvard TH Chan School of Public Health, liderada por especialistas como Christopher Golden, o consumo destes alimentos pode ser uma estratégia fundamental na prevenção de doenças crónicas e na promoção de uma vida saudável. ambiente mais saudável.

Golden enfatiza a importância de selecionar criteriosamente as nossas fontes de proteína, destacando os peixes pequenos e alguns mariscos como opções superiores, não só pelo seu menor impacto ambiental, mas também pelo seu perfil nutricional altamente benéfico . «É muito melhor para a saúde e para o meio ambiente substituir fontes alimentares terrestres – especialmente carne vermelha – por fontes alimentares aquáticas», afirma o especialista.

Estes frutos do mar são excecionalmente ricos em proteínas essenciais, micronutrientes vitais como ferro, zinco e vitamina B12, e ácidos gordos ómega-3, essenciais para manter a saúde cardiovascular e combater processos inflamatórios no corpo.

Dentro desta categoria de alimentos, os peixes como a sardinha, a anchova, o arenque, a anchova e a cavala distinguem-se particularmente pelo seu aporte de cálcio e vitamina D quando consumidos inteiros. Além disso, têm uma vantagem significativa por terem concentrações mais baixas de contaminantes perigosos, como mercúrio e bifenilos policlorados (PCB), em comparação com peixes maiores.

Esta característica torna-os numa escolha mais segura e saudável para a alimentação diária, proporcionando benefícios nutricionais sem os riscos associados à acumulação de toxinas. «Têm menos probabilidade de conter contaminantes como mercúrio e bifenilos policlorados (PCBs) em comparação com espécies grandes, como atum e peixe-espada. Esses e outros peixes grandes alimentam-se de peixes menores, que concentram as toxinas», diz Golden.

A cavala, em particular, frequentemente consumida na Península Ibérica, é muito valorizada pelo seu teor de selénio e ómega-3. De acordo com um artigo da Nutrients, a cavala fornece um suporte importante para a função cardiovascular e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. É também fonte de proteínas de alta qualidade , essenciais para a reparação e construção dos tecidos do corpo humano.

Paralelamente, os bivalves, como as amêijoas ou os mexilhões, também são recomendados pelos nutricionistas devido ao seu rico perfil proteico, baixo teor de gordura e abundância de nutrientes essenciais como o zinco e a vitamina B12.

Mais Recentes

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 1 hora

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 1 hora

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 2 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 2 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 2 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 2 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 2 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 2 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 3 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 3 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 4 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 4 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 4 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 4 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 21 horas

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 22 horas

Entrevista: «A fertilidade pode ser uma fonte de stress emocional», Filipa Santos, psicóloga

há 23 horas

Nem iogurte nem leite: este é o alimento com o dobro de cálcio que previne a osteoporose

há 23 horas

Descobrimos o novo casaco super leve da Primark que é perfeito para dias de chuva: por apenas 20 euros

há 24 horas

Para tudo: estes são os signos que terão mais sorte e dinheiro em 2025

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.