O relatório anual, que visa mostrar o quão confortável ou habitável é uma cidade, examinou 173 cidades a nível mundial com base em 30 indicadores organizados em cinco categorias: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infra-estruturas.
Impulsionada por suas pontuações perfeitas em estabilidade, assistência médica, educação e infraestrutura, Viena liderou a lista deste ano, seguida de perto por Copenhague, na Dinamarca, em segundo lugar e Zurique, na Suíça, em terceiro.
A pontuação geral de Viena sofreu um pequeno impacto nas categorias de cultura e ambiente, “devido à falta de grandes eventos desportivos”, de acordo com o Índice Global de Habitabilidade da EIU para 2024 .
“O Índice de Habitabilidade da EIU aumentou ligeiramente durante o ano passado”, afirma o relatório. “Os declínios na estabilidade e nas infraestruturas em várias cidades das economias avançadas foram compensados por melhorias estruturais nos cuidados de saúde e na educação em várias cidades dos mercados em desenvolvimento.”
Aqui estão as 10 cidades mais habitáveis do mundo, de acordo com a EIU.
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Osaca, Japão
- Auckland, Nova Zelândia