Neste Dia Mundial do Queijo, importa celebrar a riqueza deste alimento versátil e nutritivo, mas também o papel da LactAçores, que, desde 2004, eleva a tradição e autenticidade dos sabores açorianos. A LactAçores tem na sua génese o compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e o respeito pela natureza e pelo bem-estar animal.
Os seus queijos são uma homenagem aos Açores, com destaque para os seus best-sellers: o Queijo São Jorge DOP, o Queijo São Miguel e o Queijo Ilha
Azul.
Cada um deles reflete a essência do arquipélago e traduz décadas de tradição. O Queijo São Jorge DOP, produzido na Ilha de São Jorge com leite cru e rigorosos padrões de qualidade, está disponível em várias curas, desde quatro meses até opções mais maturadas. O seu best seller, com cura de sete meses, destaca-se pela textura firme e sabor inconfundível, fiel à tradição açoriana.
Por sua vez, o Queijo São Miguel, conhecido como o famoso (ou verdadeiro) Queijo de Casca Preta, é produzido com leite pasteurizado e uma cura mínima de nove meses. Já o Queijo Ilha Azul, da Ilha do Faial, este mais suave, de uma pasta mais amanteigada e bastante reconhecido pelo toque de mar que se sente em cada fatia, combina produção tradicional com versatilidade, sendo ideal para várias ocasiões Mais do que sabor, os queijos LactAçores têm um valor nutricional elevado.
Ricos em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas essenciais como a A e as do complexo B, estas contribuem para a saúde óssea, visão, pele e energia do corpo. Juntando a isto, os queijos contêm cristais de tirosina, aminoácido que ativa hormonas da tiroide, que combatem a ansiedade e a depressão. Este aminoácido ajuda também na atividade cerebral, contrariando os mitos existentes sobre o consumo de queijo e a memória.
Esta data relembra a importância deste alimento na dieta, uma vez que fortalece o corpo, estimula a atividade cerebral e contribui para um melhor humor. Ao mesmo tempo é uma oportunidade para valorizar a produção nacional e dar destaque à qualidade dos queijos açorianos, admirados além-fronteiras.