Há 12 anos, Kerstin Nettelblad e Skåne Sy-d, membros da associação de bordados suecos, decidiram comemorar o dia mundial do bordado com o objetivo de promover o bordado enquanto expressão artística. Seguindo esta ideia, o Barceló Funchal Oldtown apresenta a sua colaboração com a Behén, a marca de moda portuguesa de Joana Duarte que cria e desenha peças de roupa e acessórios, de forma ética e sustentável. Esta colaboração partilha da mesma filosofia: proteger e conservar a arte portuguesa, especialmente a arte de bordar, uma das indústrias mais antigas e típicas da Madeira. A união entre o Barceló Funchal Oldtown e a Behén materializa-se numa coleção cápsula exclusiva e consciente de shopping bags fabricados com tecidos antigos provenientes de roupa de cama, neste caso edredões antigos que foram encontrados em mercados por todo o país.
A coleção limitada do Barceló Funchal Oldtown e Behén está disponível na loja pop up que o hotel tem à disposição dos hóspedes e clientes. Uma coleção sustentável e ética através da qual o Barceló Funchal Oldtown homenageia a antiga fábrica de bordados que hoje integra o projeto de reabilitação do edifício.
O souvenir mais antigo e mais recente
Toalhas de mesa, lenços, lençóis, entre outros produtos bordados de forma artesanal são alguns dos souvenirs mais característicos da Madeira, uma vez que esta é considerada uma das principais indústrias de bordados em Portugal.
A coleção desenhada por Joana Duarte com a sua marca Behén para o Barceló Funchal Oldtown foi a oportunidade perfeita para dar destaque ao artesanato português, especialmente a arte do bordado, tão típica da Madeira, utilizando a moda como veículo para a divulgação e preservação da tradição junto das gerações mais jovens.
Um dos motivos que levou o Barceló Funchal Oldtown a investir nesta colaboração foi o seu forte compromisso em manter vivo o património cultural da ilha, resultando nesta parceria com a designer e com a sua marca Behén para a criação de uma coleção exclusiva de sacos que combina a tradição, o artesanato local, a reciclagem e a sustentabilidade: “O meu objetivo é promover e preservar o património e o saber-fazer dos bordados portugueses, e esta colaboração com o Barceló Funchal Oldtown permitiu-me criar uma coleção exclusiva e única de malas com materiais que já existiam e que precisavam de uma segunda vida. Criei designs únicos reutilizando, neste caso, colchas antigas. Enquanto desenhadora, quero fazer moda de forma sustentável e ética, e graças a esta parceria posso continuar a trabalhar dessa maneira”, refere Joana Duarte.