Partilhar

Número de pessoas empregadas em Portugal atinge nível recorde

A Randstad destaca e analisa 50 marcos do mercado de trabalho no terceiro trimestre do ano, entre os quais o aumento na população ativa. O número de pessoas em teletrabalho ou o emprego por região são outros dos indicadores contemplados.

14 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

A Randstad acaba de apresentar os 50 destaques do terceiro trimestre de 2023, em Portugal. Neste estudo a Randstad analisou as estatísticas relativas ao mercado de trabalho e aos temas macroeconómicos que o influenciam e inclui os dados do mercado disponíveis até ao momento pelo Instituto Nacional de Estatística, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Ministério do Trabalho, o Banco de Portugal e Eurostat.

“Esta análise tem como objetivo compreender de forma mais ampla a evolução do mercado de trabalho em Portugal. Acreditamos que é muito relevante analisar os vários destaques do trimestre porque nos permite consolidar ideias, perceber as oscilações no emprego e assim identificar pontos cruciais que permitam criar soluções e contribuir para o seu crescimento”, refere Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad Portugal.

Os principais indicadores relativos ao mercado de trabalho constatam que a população ativa aumentou em 28.300 pessoas durante o terceiro trimestre do ano e que 31,7% das pessoas ativas têm ensino superior. Foi também verificado um aumento no número de pessoas empregadas, em 26,8 mil, o que situou o número de profissionais em 5,02 milhões, atingindo um nível recorde de profissionais. Foi, contudo, registada uma diminuição no número de pessoas em regime de teletrabalho, que decresceu em 83 mil trabalhadores.

O perfil do emprego

A taxa de emprego total situou-se em 57,4% e a diferença entre homens e mulheres empregados aumentou face ao trimestre anterior, situando-se nas 49,5 mil pessoas. Em termos de faixas etárias, a análise mostra que 25,4% de todos os profissionais têm menos de 35 anos, enquanto que 24,0% têm mais de 55 anos. É na faixa entre os 35 e os 44 anos que se situam as maiores taxas de emprego (88,7%). Relativamente ao nível de estudos, 23,3% dos profissionais têm o ensino superior completo e a sua taxa de emprego é de 79,0%. A taxa de emprego dos profissionais com ensino secundário e pós-secundário está nove pontos abaixo.

A análise concluiu ainda que 4,29 milhões de pessoas trabalham por conta de outrem, das quais 82,5% têm contrato sem termo. Foi ainda verificado que 26,3% do total de empregados têm antiguidade superior a 20 anos e esta é a proporção mais baixa dos últimos três anos.

Em termos de emprego por região, foi concluído que o Alentejo tem a taxa de emprego mais baixa, situando-se nos 55,7% e o Algarve, com 60,1% tem a taxa de emprego mais alta. É na região Norte que está concentrado o maior número de profissionais, com 1,75 milhões.

A nível de profissões, é possível perceber que a indústria transformadora gera 16,3% do emprego do país, seguindo-se o comércio, que é a segunda atividade com mais profissionais (14,8%) e os serviços, onde os setores da educação e saúde empregam 17,8% do total de profissionais.

Também o desemprego registou um aumento, em 1.400 pessoas no terceiro trimestre de 2023, mas a taxa de desemprego manteve-se estável, em 6,1%, tendo apresentando uma diminuição para os homens (5,5%) e um aumento para as mulheres (6,7%). O desemprego aumentou nos grupos com ensino superior, básico, 3º ciclo e nenhum nível de escolaridade, mas 40,3% dos empregados não possuem ensino médio ou superior, o que dificulta a saída do desemprego.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 6 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 8 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 8 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 9 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 9 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 9 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 10 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 10 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 10 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 11 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 11 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 12 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 12 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 14 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 14 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 15 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 15 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 16 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 16 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.