De acordo com ele, qualquer pessoa é capaz de alcançar um estado pleno de felicidade seguindo apenas 3 conselhos muito simples que podem ser aplicados no dia a dia.
Matthieu Ricard é considerado o homem mais feliz do mundo. Com 61 anos, este biólogo molecular decidiu abandonar a sua carreira e seguir a religião budista, tornando-se mais tarde assessor do Dalai Lama, o líder espiritual dos budistas tibetanos.
Antes de optar pelos Himalaias, o monge fez um doutoramente em genética molecular e trabalhou com o Prémio Nobel de Medicina de 1965, François Jacob. Foi nessa altura que escolheu a religião, após ter lido textos budistas que o impressionaram.
3 conselhos que fazem qualquer um ser feliz, segundo o homem mais feliz do mundo:
1. Seja paciente
“Não seja como uma criança que faz birra. ‘Eu quero ser feliz agora’, isso não funciona. A fruta amadurece com paciência e torna-se numa fruta e uma geleia deliciosas. Você não pode fazer isso com uma fruta verde. Leva tempo cultivar todas aquelas qualidades humanas fundamentais que geram bem-estar.”
2. Treine a sua mente
“O que você fizer vai mudar o seu cérebro. Se aprender malabarismo, mergulhar ou esquiar, o seu cérebro vai mudar. Da mesma forma, se você treinar a sua concentração, se você treinar para ter mais compaixão, se você treinar para ser mais altruísta, o seu cérebro vai mudar, você será uma pessoa diferente. Todas essas capacidades podem ser aprendidas, assim como tocar piano ou jogar xadrez.”
3. Pratique a felicidade pouco a pouco e com frequência
“É como quando você rega as suas plantas. Você precisa de regar um pouco todos os dias. Se você derramar um balde uma vez por mês, a planta vai morrer. É melhor fazer sessões curtas de meditação com frequência do que uma muito longa de tempos em tempos, porque o processo de neuroplasticidade não será ativado ou mantido.”