A carteira da Hermès Birkin tornou-se numa das peças de moda mais exclusivas e cobiçadas do mundo, razão pela qual poucas pessoas conseguem ter acesso à sua aquisição.
Porém, no desejo de pertencer ao pequeno grupo de fashionistas que usam esse tipo de peças no dia a dia, há quem se envolva na busca por réplicas, o que por sua vez tem permitido prosperar a indústria da falsificação.
Pretende comprar uma Birkin online ou se recebeu uma de presente, a seguir apresentamos o método infalível para saber se a sua peça é original.
Dimensões
Antes de comprar uma Birkin fora de uma boutique Hermès, lembre-se de que os tamanhos das diferentes edições estão disponíveis apenas em 25, 30, 35, 40, 45, 50 centímetros. Essas são as únicas medidas exatas da carteira genuína, portanto, medir na parte inferior pode ser uma maneira rápida de detetar uma falsificação.
Da mesma forma, existem alguns couros e cores que nunca foram utilizados para determinados modelos ou certas combinações de tamanho, couro, cor e modelo que nunca foram feitas. Se encontrar uma Birkin de tamanho irregular ou feita de couro ou cor que nunca foi usada no modelo, esses são bons indicadores de que é falsa.
Verifique a qualidade e estrutura
Uma carteira original deve ficar apoiada nas quatro colunas sem cair ou ceder e as alças devem ser firmes e não cair. Também para autenticar a sua qualidade pode passar os dedos pela abertura para sentir a espessura e suavidade da bolsa.
Selos e Gravuras
O selo Hermès está suavemente gravado no couro na frente e no centro da carteira, logo abaixo das costuras. As letras devem ser espaçadas uniformemente e o relevo não deve estar profundamente gravado no couro. Uma abordagem pesada é um sinal claro de que é uma farsa. A cor do carimbo deve corresponder à cor da ferragem, exceto em alguns casos em que o carimbo seja uma impressão incolor. Quando aplicável, o selo também inclui um símbolo que indica o couro exótico com que a carteira é feita.
Um carimbo cego da Hermès indica o ano em que sua Birkin foi feita e quem a fez. Essas informações são codificadas em formas, símbolos, letras e números. Esses números de série são complexos o suficiente para enganar potenciais falsificadores.
O carimbo cego fica gravado num local oculto da carteira, que varia dependendo do modelo. No entanto, é frequentemente encontrado no interior das tiras de fecho, no interior do bolso exterior ou na parte superior interna do painel lateral. Investigue onde deveria estar o carimbo cego do modelo para ter certeza de que ele está correlacionado. Verifique também se a cor foi produzida no ano indicado no carimbo cego. Qualquer discrepância indica que a bolsa é falsa.
Clochette
As carteiras falsificadas geralmente têm ferragens excessivamente brilhantes e de aparência barata. As ferragens da Hermès nunca devem ser muito brilhantes ou muito gastas, mesmo em carteiras mais antigas e gastas. As ferragens da maioria das bolsas Hermès não devem manchar ou lascar. Portanto, o Black é uma exceção e foi descontinuado devido ao fato de o material tender a lascar. Todo o material da sua Birkin, incluindo a articulação giratória, a trava, a chave e as pernas, devem corresponder.
Passe os dedos pelo interior do saco. Se conseguir sentir o material por dentro, provavelmente é falso. Outra pista é a cobertura protetora das ferragens de uma Birkin nova, que é sempre uma película transparente. As ferragens das sacolas falsas às vezes são cobertas com um filme branco ou fita de papel, mas as melhores falsificações também usam um filme transparente.
A clochete Birkin, o estojo de couro que guarda as chaves, é sempre feita de uma única peça de couro. Uma clochete feita de mais de uma peça de couro é certamente falsa.