O que fazer quando uma parceria profissional deixa de funcionar?

Aprenda a resolver os desentendimentos da melhor forma possível.

Quando começamos um novo negócio ou projeto profissional com outra pessoa é natural que a fase inicial seja marcada por sentimentos bastante positivos. Existe uma confiança e um respeito mútuo. Ambos concordam em relação à melhor direção futuras e aos papeis que irão desempenhar.

Infelizmente, com o passar do tempo e o surgir de dificuldades, esta confiança pode não ser duradoura. Os problemas podem acumular-se e os primeiros conflitos podem surgir. Os parceiros podem agora perceber que afinal têm uma visão diferente.

O que fazer nestas situações? O instinto pode ser terminar rapidamente qualquer ligação profissional com a outra pessoa. No entanto isso nem sempre é fácil ou possível. É necessário que seja cauteloso, que seja capaz de comunicar e procurar resolver da melhor forma os desentendimentos.

Eis 3 passos essenciais que deve seguir para resolver os problemas da sua parceria.

 

  1. Falar abertamente

Prepare-se para esta conversa. Faça uma listagem de todos os problemas e receios que seja capaz de identificar. Apresente o seu ponto de vista aos parceiros de uma forma clara. Fale abertamente e procure justificar bem a sua insatisfação. É provável que esta primeira reunião não seja suficiente para encontrar todas as soluções. Serve sobretudo para que os parceiros estejam cientes da forma como se está a sentir e daquilo que deseja para o seu futuro. Depois desta primeira conversa é aconselhado que procure voltar a reunir semanalmente ou mensalmente para garantir que a comunicação se mantém aberta e se encontra a melhor solução para os problemas.

 

  1. Pedir apoio

É importante que seja capaz de falar em privado com um advogado capaz de o ajudar a perceber quais as suas opções, caso deseje abandonar o negócio ou projeto. É ideal que perceba qual a sua margem e que tipo de ações poderá tomar para assegurar os seus interesses. De resto, conhecer em detalhes as características da sua saída pode até motivá-lo a tentar ainda fazer com que a parceria funcione melhor no futuro. Procure pessoas que tenham passado por algo semelhante.

 

  1. Agir

Caso tenha procurado sinceramente resolver os problemas, mas mesmo assim sinta que é tempo de dissolver a parceria, então deverá preparar-se da melhor forma para este momento. Fale com um advogado antes de conversar com o seu parceiro de negócio. O mais provável é que tenha chegado a este estado de insatisfação devido a um desentendimento claro, pelo que não é provável que a outra pessoa esteja muito interessada no seu bem-estar.

Deverá escrever num documento as suas condições, listando tanto aquilo que precisa mesmo de garantir, como todas as coisas menores que deseja assegurar, mas que podem ser negociadas.

Escolha a melhor forma de ter esta conversa. Muitas pessoas preferem conversar num restaurante para evitar grandes exaltações. De maneira geral é sempre melhor falar sobre este tema num ambiente imparcial.

 

 

Ler Mais