O seu cão não lida bem com fogo de artifício? Saiba como o pode (e deve) conseguir acalmar

É bastante comum os animais domésticos sentirem-se assutados com estes tipos de sons e iluminações. Felizmente existem algumas estratégias simples que podem ajudar os donos a minimizar os impactos destas situações.

Para muitos, as celebrações de final de ano são um momento especial e divertido. Escolhemos habitualmente passar esta noite com os nossos amigos e familiares, acompanhados por boa comida e bebida. Todos a aguardar a contagem decrescente e o momento de libertar os fogos de artifício.

Ora, para os nossos “fiéis companheiros” esta é uma experiência bem diferente e claramente mais assustadora.

[Leia também: 5 boas razões para adotar um cão depois dos 50]

Os animais domésticos tendem a ter um enorme medo deste tipo de celebrações. Tanto os cães como os gatos ficam ansiosos com estes sons de “explosões” e acabam por se esconder ou por iniciar comportamentos mais destrutivos.

Felizmente existem algumas estratégias eficazes que podem tornar esta experiência menos desagradável. Ao seguirem estas dicas os donos irão conseguir relaxar os animais e evitar os estados de maior ansiedade.

 

  1. Fechar janelas e cortinas

Tanto a experiência auditiva como a visual conseguem causar um enorme stress ao animal. Assim é importante que reduza ao máximo estes estímulos. Antes do fogo de artifício começar tente preparar da melhor forma a sua casa, sobretudo fechando todas as janelas e cortinas.

  1. Colocar um som de fundo relaxante

Pode ser importante começar a tocar um outro tipo de som durante os momentos de maior agitação no exterior. Isto pode ser capaz de distrair o seu animal e de o ajudar a relaxar. Escolha uma música calma ou então ligue a sua televisão e coloque um programa mais relaxante.

  1. Mantenha os animais dentro de casa

Você até pode querer ver o fogo de artificio de perto, mas o seu animal certamente não vai apreciar esta sua decisão. Sobretudo se o seu cão for mais agitado ou ansioso escolha mantê-lo seguro no interior da habitação. Este espaço confinado e mais protegido irá ajudá-lo a acalmar. Tente criar um cantinho especial e confortável na casa, repleto de brinquedos e de outras distrações.

  1. Ao longo do dia exercite-o mais

Uma das formas mais eficazes de garantir que o seu animal não irá ficar tão agitado durante a noite é cansá-lo um pouco mais durante o dia. Prepare adequadamente os momentos anteriores ao fogo de artifício. Escolha ir dar um grande passeio durante a tarde, para que o seu cão possa correr e brincar no parque. Procure gastar ao máximo a energia do animal para que depois ele se sinta mais cansado e relaxado à noite.

  1. Fale com o seu veterinário sobre medicação

Pode ser algo estranho receitar uma medicação para ajudar o seu com animal doméstico a relaxar, no entanto esta pode ser uma solução a contemplar. Se todas as estratégias anteriores falharem e se o seu animal continuar a sofrer demasiado com este tipo de experiência então poderá ser importante conversar com o veterinário e perceber de que outra forma poderá ajudar.

Certos tipos de medicamentos e suplementos ansiolíticos podem promover um maior relaxamento. No entanto não deve nunca avançar sem o aconselhamento e aprovação do veterinário.

 

[Leia também: 5 (poderosas) lições de vida que pode aprender com o seu cão]

 

Ler Mais