Partilhar

Óbito: Morreu encenador Otto Schenk, “força da natureza” que marcou festival de Salzburgo

Tinha 94 anos

10 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

O encenador austríaco Otto Schenk, antigo responsável pela programação dramática do festival de Salzburgo, distinguido pelas produções para a Metropolitan Opera, em Nova Iorque, e a Ópera Estatal de Viena, morreu na quinta-feira, aos 94 anos.

Nascido em Viena, em 12 de junho de 1930, Otto Schenk morreu na sua casa no Lago Irrsee, na Áustria, na quinta-feira, segundo o anúncio do seu filho, o maestro Konstantin Schenk, e a direção do Festival de Salzburgo, que o considera uma “força da natureza”, determinante para o certame, conforme comunicado hoje divulgado.

Para o meio operático, Otto Schenk está para o palco como o realizador italiano Franco Zeffirelli está para o cinema: “Schenk foi um dos mais destacados diretores das grandes produções” históricas das décadas de 1960-1990, num contexto tradicional.

“Com a morte de Otto Schenk, o mundo da ópera perdeu um dos seus maiores nomes, um artista excecional, uma verdadeira lenda”, disse o diretor artístico do Festival de Salzburgo, Markus Hinterhäuser, citado pelo comunicado do festival austríaco.

“Habituado ao sucesso”, Otto Schenk cumpriu “calmamente, […] como se passeasse”, uma carreira que deixaria “outros sem fôlego”, entre o Scala de Milão, o Met de Nova Iorque e os principais palcos europeus, de Viena a Munique, Hamburgo, Berlim, Londres e Paris, “nunca traindo os seus padrões”.

“Otto Schenk influenciou profundamente o Festival de Salzburgo durante décadas, em muitos aspetos”, recorda hoje o diretor artístico do Festival de Salzburgo, considerando-o “uma força da natureza, um favorito do público no melhor sentido do termo”. “Como encenador, fez história em palco, e tanto o público como a crítica celebraram os seus triunfos”.

Markus Hinterhäuser recorda ainda que, como elemento da direção do festival, Otto Schenk “liderou com sucesso o departamento de drama, durante a turbulenta era de [liderança do maestro Herbert von} Karajan”.

No percurso de Schenk destacam-se as encenações de Richard Wagner, incluindo o ciclo “O Anel de Nibelungo”, tetralogia composta pelas óperas “O Ouro do Reno”, “A Valquíria”, “Siegfried” e “O Crepúsculo dos Deuses”, além de “Parsifal”, “Os mestres cantores de Nuremberga” e “Tannhäuser”.

Para a história da ópera ficam também as suas encenações de Richard Strauss, nomeadamente de “O Cavaleiro da Rosa”, em 1972, em Munique, com direção musical do maestro Carlos Kleiber, e de “Arabella”, com Georg Solti, em Viena, em 1977.

O Festival de Salzburgo recorda ainda as derradeiras atuações de Otto Schenk, como ator, ocorridas em 1997, na produção de Peter Stein de “O rei dos Alpes”, de Ferdinand Raimund.

Otto Schenk destacou-se também como realizador, numa carreira iniciada nos anos de 1950, dominada quase sempre por versões televisivas do seu trabalho já levado a palco, como a opereta de Johann Strauss “O Morcego”, com o maestro Theodor Guschlbauer, e “O Elixir do Amor”, de Donizetti, sob direção musical de Alfred Eschwé.

O diretor-geral da Ópera Estatal de Viena, Bogdan Roscic, também reagiu à morte de Schenk, citado pela agência Associated Press, afirmando que o encenador “foi capaz de aproveitar a riqueza intelectual e artística de toda a história da ópera e comunicá-la de forma brilhante a um público alargado”.

MAG // TDI

Lusa/Fim

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 5 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 6 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 7 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 8 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 9 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 10 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 11 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.