Partilhar

Óbito: Morreu encenador Otto Schenk, “força da natureza” que marcou festival de Salzburgo

Tinha 94 anos

10 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

O encenador austríaco Otto Schenk, antigo responsável pela programação dramática do festival de Salzburgo, distinguido pelas produções para a Metropolitan Opera, em Nova Iorque, e a Ópera Estatal de Viena, morreu na quinta-feira, aos 94 anos.

Nascido em Viena, em 12 de junho de 1930, Otto Schenk morreu na sua casa no Lago Irrsee, na Áustria, na quinta-feira, segundo o anúncio do seu filho, o maestro Konstantin Schenk, e a direção do Festival de Salzburgo, que o considera uma “força da natureza”, determinante para o certame, conforme comunicado hoje divulgado.

Para o meio operático, Otto Schenk está para o palco como o realizador italiano Franco Zeffirelli está para o cinema: “Schenk foi um dos mais destacados diretores das grandes produções” históricas das décadas de 1960-1990, num contexto tradicional.

“Com a morte de Otto Schenk, o mundo da ópera perdeu um dos seus maiores nomes, um artista excecional, uma verdadeira lenda”, disse o diretor artístico do Festival de Salzburgo, Markus Hinterhäuser, citado pelo comunicado do festival austríaco.

“Habituado ao sucesso”, Otto Schenk cumpriu “calmamente, […] como se passeasse”, uma carreira que deixaria “outros sem fôlego”, entre o Scala de Milão, o Met de Nova Iorque e os principais palcos europeus, de Viena a Munique, Hamburgo, Berlim, Londres e Paris, “nunca traindo os seus padrões”.

“Otto Schenk influenciou profundamente o Festival de Salzburgo durante décadas, em muitos aspetos”, recorda hoje o diretor artístico do Festival de Salzburgo, considerando-o “uma força da natureza, um favorito do público no melhor sentido do termo”. “Como encenador, fez história em palco, e tanto o público como a crítica celebraram os seus triunfos”.

Markus Hinterhäuser recorda ainda que, como elemento da direção do festival, Otto Schenk “liderou com sucesso o departamento de drama, durante a turbulenta era de [liderança do maestro Herbert von} Karajan”.

No percurso de Schenk destacam-se as encenações de Richard Wagner, incluindo o ciclo “O Anel de Nibelungo”, tetralogia composta pelas óperas “O Ouro do Reno”, “A Valquíria”, “Siegfried” e “O Crepúsculo dos Deuses”, além de “Parsifal”, “Os mestres cantores de Nuremberga” e “Tannhäuser”.

Para a história da ópera ficam também as suas encenações de Richard Strauss, nomeadamente de “O Cavaleiro da Rosa”, em 1972, em Munique, com direção musical do maestro Carlos Kleiber, e de “Arabella”, com Georg Solti, em Viena, em 1977.

O Festival de Salzburgo recorda ainda as derradeiras atuações de Otto Schenk, como ator, ocorridas em 1997, na produção de Peter Stein de “O rei dos Alpes”, de Ferdinand Raimund.

Otto Schenk destacou-se também como realizador, numa carreira iniciada nos anos de 1950, dominada quase sempre por versões televisivas do seu trabalho já levado a palco, como a opereta de Johann Strauss “O Morcego”, com o maestro Theodor Guschlbauer, e “O Elixir do Amor”, de Donizetti, sob direção musical de Alfred Eschwé.

O diretor-geral da Ópera Estatal de Viena, Bogdan Roscic, também reagiu à morte de Schenk, citado pela agência Associated Press, afirmando que o encenador “foi capaz de aproveitar a riqueza intelectual e artística de toda a história da ópera e comunicá-la de forma brilhante a um público alargado”.

MAG // TDI

Lusa/Fim

Mais Recentes

Aproveite esta noite e faça muito sexo: vai estar a rejuvenescer e a melhorar a memória (além de outras coisas)

há 49 minutos

Pedro Almodóvar: este cinema apresenta retrospetiva dos 45 anos de filmes do realizador espanhol

há 4 horas

Óbito: Morreu encenador Otto Schenk, “força da natureza” que marcou festival de Salzburgo

há 4 horas

Aumentos salariais na função pública: vão mesmo acontecer

há 4 horas

Previna-se: 3 urgências vão estar fechadas no sábado e 4 no domingo

há 4 horas

Bebidas açucaradas causam mais de 3 milhões de casos de diabetes e acidentes cardiovasculares por ano

há 4 horas

Surpreendente e com muito para nos ensinar: a inteligência coletiva das formigas supera a dos humanos

há 4 horas

Cancro de fígado não operável: tratamento triplo melhora o prognóstico

há 5 horas

Com que frequência limpa a sua garrafa de água? Tenha cuidado pois é um reservatório de bactérias e fungos

há 6 horas

Atenção às notícias do lançamento de uma moeda de homenagem a Cristiano Ronaldo: é burla, alerta Banco de Portugal

há 7 horas

Todos os anos estas mudanças causam confusão: afinal, quando muda a hora em 2025?

há 7 horas

Gripe das aves em Portugal: quais os riscos que estamos a correr?

há 8 horas

Usar brincos sim, mas se forem demasiado pesados é melhor não: conheça os riscos para as suas orelhas, alertam os médicos

há 9 horas

Nunca nos passaria pela cabeça, mas parece que resulta: coloque película aderente nas janelas e proteja-se do frio e da humidade

há 9 horas

Sabe aquelas pessoas que estão constantemente a interromper a conversa dos outros? Veja o que a ciência diz sobre elas

há 10 horas

Entrevista: «O Festival Na Minha Casa assume uma componente solidária relevante», Sofia Grillo, Casa do Artista

há 10 horas

Se quer dormir melhor faça isto: só precisa de 6 minutos e vai descansar como um bebé

há 10 horas

Isto é o que os seus olhos revelam sobre si, segundo a ciência

há 11 horas

Obesidade: «É tempo de agir na abordagem da doença e do estigma associado», Paula Freitas, endocrinologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia

há 11 horas

Alterações climáticas e comportamento potenciam vírus e bactérias

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.