Partilhar

Óbito: Morreu o cantor e compositor Kris Kristofferson

Tinha 88 anos

30 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

Kris Kristofferson, uma lenda da música country e que ficou igualmente conhecido pelo papel que desempenhou no filme ‘Nasce Uma Estrela’, de 1976, morreu aos 88 anos, anunciou a família.

Kristofferson morreu na sua casa em Maui, no Hawai, no sábado, segundo a porta-voz da família, Ebie McFarland, acrescentado que o cantor e ator morreu em paz, rodeado pela família, sem acrescentar mais informações sobre a causa da morte

A partir do final dos anos 1960, Kris Kristofferson, nascido em Brownsville, no Texas, escreveu clássicos como “Sunday Mornin’ Comin’ Down”, “Help Me Make it Through the Night”, “For the Good Times” e “Me and Bobby McGee”.

Era cantor, mas muitas das suas músicas tornaram-se mais conhecidas tocadas por outros, como Ray Price, que cantou “For the Good Times”, ou Janis Joplin, com “Me and Bobby McGee”.

Kristofferson esteve ao lado de Ellen Burstyn, em 1974, no filme de Martin Scorsese “Alice Doesn’t Live Here Anymore”, ao lado de Barbra Streisand, em 1976, mo filme “A Star Is Born”, e ao lado de Wesley Snipes, em “Blade”, da Marvel, em 1998.

Venceu quatro Grammys e cinco galardões das associações de música country.

O cantor, que conseguia recitar William Blake de memória, escreveu letras de música folk e foi influenciado por Bob Dylan, representando uma nova geração de compositores country, juntamente com Willie Nelson, John Prine e Tom T. Hall.

“Não há melhor compositor vivo do que Kris Kristofferson”, disse Nelson durante uma cerimónia de homenagem a Kristofferson, em novembro de 2009, realizada pela BMI.

Kris Kristofferson foi pugilista e jogador de futebol americano do Golden Gloves, na faculdade, fez um mestrado em inglês no Merton College, na Universidade de Oxford, em Inglaterra, e recusou uma nomeação para lecionar na Academia Militar dos EUA, em West Point, Nova York, para seguir carreira como compositor em Nashville.

Os ‘hits’ que Kristofferson gravou incluem “Why Me”, “Loving Her Was Easier (Than Anything I’ll Ever Do)”, “Watch Closely Now” “Desperados Waiting for a Train”, “A Song I’d Like to Sing” e “Jesus Was a Capricorn.”

Em 1973, casou com a compositora Rita Coolidge e juntos tiveram uma carreira de sucesso que lhes rendeu dois prémios Grammy. Acabaram por se divorciar em 1980.

Kristofferson afastou-se dos espetáculos e das gravações em 2021, fazendo apenas aparições ocasionais no palco.

SO // SB

Lusa/Fim

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 6 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 9 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 10 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 11 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 12 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 12 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 13 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 13 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 14 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 15 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 15 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 15 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 15 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 15 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 15 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 15 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 18 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 19 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.