<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu o compositor e dramaturgo Jorge Constante Pereira

Tinha 81 anos

O compositor, dramaturgo e terapeuta de psicomotricidade Jorge Constante Pereira morreu hoje, aos 81 anos, adiantou à Lusa fonte da família.

O velório vai realizar-se a partir das 13:00 de quarta-feira no Tanatório de Matosinhos, no distrito do Porto, seguindo-se depois as cerimónias fúnebres às 16:30.

“Amigo e parceiro de José Mário Branco [músico e produtor] e de Sérgio Godinho [cantor e compositor], Jorge Constante Pereira foi o elo entre os dois quando os apresentou em Paris [França], onde ambos estavam exilados, constando ele próprio da lista de presos e perseguidos políticos do tempo da ditadura”, contou a família, em comunicado.

De acordo com o mesmo texto, um dos seus primeiros trabalhos como compositor musical foi o disco “Cantigas de Ida e Volta”, de 1975, no qual musicou os poemas de Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo e Maria Alberta Menéres, tendo os cantores Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho interpretado os temas.

A família frisou que este foi um dos primeiros discos integralmente dedicado ao universo infantil no pós-25 de Abril.

A família ressalvou ainda que a atenção ao universo das crianças foi assumindo a forma de diversos projetos para teatro, como o “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, de Sérgio Godinho, no qual participou e escreveu, por exemplo, a “Canção dos Abraços”.

Jorge Constante Pereira compôs também dezenas de canções para as séries televisivas “A Árvore dos Patafúrdios” ou “Os Amigos do Gaspar”.

“Com a companhia Limite Zero participou em inúmeras criações que deixam inscrita de forma inequívoca a sua argúcia e criatividade: ‘Pinto Borrachudo’, ‘O Trono saiu à rua’, ‘Os Trabalhos de Hércules’, ‘Em Busca do Planalto Perdido’ ou as ‘Aventuras de Gulliver’”, salientou a família.

Terapeuta de Psicomotricidade, formado pelo Instituto das Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça, Jorge Constante Pereira orientou as cadeiras de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, onde dirigiu o Centro de Estudos de Comunicação do Instituto de Investigação Cientificam.

Jorge Constante Pereira dedicou-se desde sempre ao ensino e foi fundador da cooperativa O Fio de Ariana.

Mais Recentes

Princess apresenta o seu programa de verão 2027 na Europa com mais de 200 cruzeiros

há 7 horas

Com estes truques milagrosos esqueça a idade: se tem 50 parece que tem 40 anos

há 8 horas

há 9 horas

Esta agora: árvores podem dar sinais de que um vulcão está prestes a entrar em erupção

há 10 horas

Encontradas tatuagens faciais em múmia andina com 800 anos

há 13 horas

«Bebidas açucaradas são piores para a diabetes do que os bolos», revela estudo

há 14 horas

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 1 dia

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 1 dia

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 1 dia

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 1 dia

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 1 dia

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 1 dia

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 1 dia

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 1 dia

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 1 dia

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 1 dia

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 1 dia

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 1 dia

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 1 dia

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.