Nascido no Porto, a 29 de novembro de 1931, António Manuel Sampaio de Araújo Teixeira fez o curso liceal em 1949, com distinção. Licenciou-se em Medicina em 1956, tendo concluído o doutoramento em 1966, com a classificação de 19 valores, com a tese “Repercussões Coledócica e Hepática da Cirurgia do Esfíncter de Oddi: subsídio para o seu estudo”.
Em 1970 prestou provas para professor extraordinário, tendo sido aprovado por unanimidade em mérito absoluto, pelo que lhe foi atribuído o título de Professor Agregado. Tomou posse como Professor Agregado de Patologia Clínica em 1971. Em 1974, foi nomeado regente da disciplina de Patologia Cirúrgica, passando a integrar a direção do respetivo serviço, na FMUP.
Dois anos depois, foi nomeado Professor Catedrático da disciplina de Medicina Operatória, com a exposição intitulada “Cirurgia da via biliar principal”, mantendo-se no cargo até à sua jubilação, em 2001.
Como médico, terminou o internato em Cirurgia com 20 valores, em 1962. Exerceu atividade no então Hospital Escolar de São João (atual Centro Hospitalar Universitário de São João), no Hospital de Santo António (atual Centro Hospitalar do Porto) e no Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia.
Foi assistente na Faculdade de Medicina da Paris e delegado à Assembleia Geral da Ordem dos Médicos, de 1962 a 1964. Em 1984, foi nomeado para o Conselho Científico, na área das Ciências da Saúde, do Instituto Nacional de Investigação Científica.
Publicou e apresentou comunicações em diversos congressos nacionais e estrangeiros, foi membro de diversas associações nacionais e internacionais e publicou diversos livros da sua autoria.
Em 2001, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Em 2019, foi distinguido pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.