A realizadora Sofia Saldanha morreu este domingo, vítima de doença prolongada.
A Antena 2, onde trabalhava, anunciou em comunicado que em homenagem à radialista de Braga, “a Antena 2 transmite dia 26 de Dezembro, pelas 19h00, um excerto de um dos seus trabalhos, A Lisboa de Fernando Pessoa.”
«Sofia Saldanha captava os sons do mundo, das gentes e moldava-os. Depois devolvia-nos em sensíveis e astutos documentários, onde víamos e ouvíamos, no escuro e à escuta, as vozes e os passos de poetas como Fernando Pessoa ou Miguel Torga, o espaço sonoro de uma Trovoada, ou colhia como pedrinhas nos caminhos, textos, vozes e sons por vários autores, embrulhando pequenas peças de teatro para serem ouvidos na rádio.
Sofia era uma criadora sonora, uma artista sonora. Pioneira e inovadora, os seus documentários áudio são uma referência radiofónica em Portugal, cruzando a poética, o documental e a ficção.
Depois de nos últimos anos, a Antena 2 ter transmitido os documentários A Lisboa de Fernando Pessoa, 1974: o 25 de abril na rádio, A Trovoada, entre outros trabalhos sonoros de Sofia Saldanha [ver mais abaixo], estão agendados Vou e Venho, memórias de Miguel Torga e Síndromes de um Coração Partido que serão transmitidos a 17 de Janeiro e em Fevereiro, respetivamente».