Filha de Elvis Presley, Lisa Marie, tinha 54 anos quando morreu a 12 de Janeiro deste ano.
Lisa Marie morreu de obstrução do intestino delgado como consequência a longo prazo de uma cirurgia bariátrica para perder peso, informou o médico-legista do Condado de Los Angeles, nesta sexta-feira.
O resultado da autópsia é dado a conhecer seis meses após a morte da cantora.
A autópsia determina a causa de morte como “consequência de uma obstrução do intestino delgado”.
“A obstrução via-se na forma do intestino delgado estrangulado, causado por aderências que se desenvolveram depois de uma cirurgia bariátrica feita há vários anos. É uma complicação a longo prazo comum neste tipo de procedimento”, escreve o médico no relatório.
Uma obstrução pode ocorrer em qualquer segmento do intestino delgado ou grosso e pode ser parcial ou completa.
A parte do intestino acima da obstrução continua a funcionar. Esta parte dilata-se à medida que vai se enchendo de alimentos, líquido, secreções digestivas e gases.
O revestimento mucoso fica inchado e inflamado. Se esse distúrbio não for tratado, o intestino pode sofrer rutura, vazando o seu conteúdo na cavidade abdominal, causando inflamação e infeção (peritonite).
As causas mais comuns no geral são faixas de tecido cicatricial internas resultantes de cirurgia abdominal prévia (aderências), partes do intestino que se projetam por uma abertura anormal (hérnias) e tumores.
A probabilidade de uma causa particular varia dependendo da parte afetada do intestino.
Uma obstrução do primeiro segmento do intestino delgado (duodeno) pode ser causada por cancro do pâncreas, tecido cicatricial de uma úlcera ou por doença de Crohn.
Em casos raros, a obstrução de outras partes do intestino delgado pode ocorrer devido a um cálculo biliar, uma massa de alimentos não digeridos ou a presença de vermes parasitas.
Uma obstrução do intestino grosso é comumente causada por cancro, diverticulite ou um bolo de fezes rígido (compactação fecal). Aderências e vólvulos são causas menos comuns da obstrução do intestino grosso.