Partilhar

Opinião: A alimentação influencia a saúde reprodutiva em ambos os sexos

Catarina Godinho, ginecologista e especialista em medicina da reprodução na Clínica IVI Lisboa.

16 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Apesar de a fertilidade ser um processo complexo que depende de muitas variáveis, a alimentação é um dos fatores que pode influenciar pela positiva a saúde reprodutiva, a par da adoção de um estilo de vida saudável e da prática regular da atividade física.

Por Catarina Godinho, ginecologista e especialista em medicina da reprodução na Clínica IVI Lisboa.

Se está a tentar engravidar, opte por alimentos naturais e faça uma dieta variada. Seguir os princípios da dieta mediterrânica, que se caracteriza pelo consumo de comida fresca e natural, como frutas, legumes e verduras, cereais, grãos, marisco e gorduras saudáveis, é uma excelente opção para melhorar a saúde reprodutiva e a saúde em geral. Há estudos* que sugerem que a dieta mediterrânica melhora a fertilidade, uma vez que tem impacto nos óvulos e no esperma.

É aconselhável a preparação de lanches e refeições ligeiras saudáveis sempre que houver a necessidade de comer fora de casa. Se estiver bom tempo, as pessoas devem sair para passear, praticar atividades ao ar livre, nem que sejam apenas caminhadas. Em relação à alimentação, devem ser evitados os alimentos processados e os muito calóricos, com muito açúcar, sal e gorduras saturadas (fritos, refrigerantes, salgadinhos ou bolos), porque podem desregular os níveis de insulina e do estrogénio, impactando a ovulação.

Uma alimentação variada, rica em produtos naturais evitará o excesso de peso corporal, grande inimigo da fertilidade, tanto nas mulheres, como nos homens. A obesidade também leva a um aumento das taxas de aborto e duplica o risco de morbilidade fetal. No caso dos homens, a acumulação de gordura abdominal faz aumentar a temperatura dos testículos, o que prejudica a qualidade do sémen.

A aposta para uma boa saúde reprodutiva deve estar focada no consumo de peixes gordos (atum, salmão), nozes, frutas, vegetais, marisco, cereais integrais e carnes de aves. A ingestão de carnes vermelhas deve ser moderada.

Em todo o caso, se está a tentar engravidar é sempre recomendável procurar um médico especialista em fertilidade, para que seja avaliada a saúde geral e reprodutiva, assim como para receber orientações específicas que ajudem na conceção. No caso da alimentação, existem algumas pistas de quais as vitaminais, minerais e alimentos a incluir na dieta:

Frutas e vegetais

São excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Alguns vegetais, como o espinafre, brócolos ou couve têm ácido fólico, que ajudam a prevenir malformações no feto. As Vitaminas B, C, D e E estão relacionadas com o controlo hormonal, proteção do esperma, desenvolvimento ósseo fetal, entre outros.

Grãos e sementes

São ricos em fibras e nutrientes. Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e fornecem energia. Inclua alimentos como aveia, arroz integral, quinoa e pão integral na sua dieta. Nozes, amêndoas, castanhas e sementes como as de girassol e linhaça são ricas em ácidos, vitamina E, zinco e selénio.

Proteínas

Desempenham um papel fundamental na saúde reprodutiva. São importantes na produção de espermatozoides saudáveis e na regulação hormonal feminina. As proteínas ajudam ao desenvolvimento adequado dos óvulos e do embrião. Prefira as fontes magras: peixe, frango, peru, ovos, feijões, lentilhas, etc.

Gorduras saudáveis

Peixes gordos como o salmão e a sardinha são ricos em ómega-3, que contribui para a saúde hormonal e para a qualidade dos óvulos e do esperma. O mesmo acontece com as gorduras monoinsaturadas, como as encontradas no azeite.

Laticínios

São fontes importantes de proteína e de cálcio. Pode encontrá-las no leite, iogurtes e nos queijos. O cálcio contribui para a saúde óssea e pode ajudar a regular os ciclos menstruais. O iogurte, por exemplo, além de proteínas e cálcio, contém probióticos, que promovem a saúde intestinal, o que impacta positivamente a fertilidade.

 

*Alesi, S.; Villani, A.; Mantzioris, E.; Takele, W.W.; Cowan, S.; Moran, L.J.; Mousa, A. Anti-Inflammatory Diets in Fertility: AnEvidence Review. Nutrients 2022, 14, 3914. https://doi.org/10.3390/nu14193914; Sun, H., Lin, Y., Lin, D. et al. Mediterranean diet improves embryo yield in IVF: a prospective cohort study. Reprod BiolEndocrinol 17, 73 (2019). https://doi.org/10.1186/s12958-019-0520-9

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 15 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 16 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 16 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 16 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 17 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 17 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 17 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 18 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 19 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 19 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 19 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 20 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 20 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 21 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 21 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 21 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 22 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 22 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 22 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.