Partilhar

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

Artigo de opinião de Mónica Salazar, Diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

3 Dezembro 2024
Mónica Salazar, Diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

Tive uma doença. Tive um acidente.

Seguiram-se longos tratamentos, internamentos, dúvidas sobre a minha própria sobrevivência.

Quando tudo parece estar a estabilizar e a minha família e amigos me dizem “o pior já passou”, começo a confrontar-me com o esvaziar dos meus dias. Já não vou com tanta frequência a consultas médicas, tenho sessão de psicologia quinzenalmente e fisioterapia duas vezes por semana. Aliás, se não fossem estas sessões, teria dificuldade em diferenciar os dias da semana do fim de semana.

Vejo a vida das pessoas que me rodeiam no habitual rodopio. As peripécias do dia de trabalho ou na escola invadem o jantar em família. Sinto que não tenho muito a dizer. Penso no trabalho que tinha antes e assolam-me as dúvidas: Será que chegou o momento certo para regressar? Como é que vou dizer que há coisas que não consigo fazer, mas que estou com muita vontade de tentar? Será que vou desapontar os colegas de trabalho? Será que me vou desiludir a mim? Perco-me nos ‘Será que…’ e passa mais um dia, mais uma semana, mais um mês…

 

Este texto não foi produzido por inteligência artificial, mas também não é meu. É de muitas pessoas que, depois de uma doença ou acidente (doença oncológica, fibromialgia, esclerose múltipla, doença de Crohn, acidente vascular cerebral, lesão medular, entre muitas outras) se confrontam com a dificuldade de voltarem ao trabalho.

Quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho. Este regresso ao trabalho não será certamente igual para todos, pois dependerá de aspetos como os impactos físico-funcionais da doença ou do acidente e dos seus tratamentos, da profissão que a pessoa tinha, se no momento está ou não empregada. Voltar ao trabalho pode significar voltar à mesma empresa e para as mesmas tarefas, até ter uma nova profissão, numa nova empresa. Para isso, pode ser necessário desenvolver competências, aprender a fazer as atividades do quotidiano de uma nova maneira, recuperar autoconfiança ou até mesmo re/descobrir um novo propósito para a vida.

Neste caminho, as pessoas não estão sozinhas. Existem serviços de reabilitação profissional, gratuitos, que apoiam as pessoas a reconstruirem os seus projetos de vida, a recuperarem competências, a compensarem limitações, e a voltarem ao trabalho, numa parceria estreita com as entidades empregadoras.

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, centro de gestão protocolar do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP), tem serviços especializados no apoio a pessoas com incapacidades adquiridas durante a vida adulta. Depois de 32 anos em Vila Nova de Gaia, tem agora Delegações em Coimbra e Lisboa, para estar mais próximo das pessoas e dos empregadores.

Muitas pessoas ainda se sentem sozinhas neste caminho de voltar ao trabalho. Como é que podemos mudar esta realidade? Reconhecer que a reabilitação profissional faz parte do processo que se segue a uma doença ou acidente, divulgar os serviços que existem, para que as pessoas lhes possam aceder, e promover contextos de trabalho inclusivos. Contamos consigo?

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 26 minutos

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 29 minutos

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 31 minutos

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 59 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 1 hora

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 1 hora

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 2 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 3 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 4 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 4 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 4 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 4 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 6 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 6 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 6 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 7 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.