Partilhar

Opinião: Será verdade que esta cirurgia não é para homens?

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde Professor da FMUP Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

17 Julho 2024
Forever Young

A obesidade é a doença mais prevalente em todo o mundo, com quase mil milhões de pessoas afetadas, e é responsável por cerca de 10% de todos os gastos em saúde nos países desenvolvidos. Tem efeitos negativos na saúde e está associada a um aumento de múltiplos riscos, incluindo de mortalidade. Afeta igualmente homens e mulheres e a sua incidência tem aumentado em todas as faixas etárias. No entanto, o sexo masculino

Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde

desenvolve mais doenças associadas à obesidade como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações no colesterol ou apneia do sono.

A cirurgia metabólica é o tratamento com melhor resultado a curto e longo prazo. Tem demonstrado ser uma intervenção extraordinariamente segura, com uma ótima relação custo-eficácia e com o mesmo grau de sucesso em ambos os sexos, mas no acesso à cirurgia bariátrica existe um claro desequilíbrio de géneros, sendo que cerca de 80% dos doentes operados são mulheres.

Estas parecem estar mais alertas para os problemas de saúde associados à obesidade. São muito mais propensas a serem submetidas a cirurgia mais cedo na vida, enquanto os homens esperam muito até terem mais comorbilidades. Diversos estudos demonstram que as pacientes do sexo feminino submetidas a cirurgia são mais jovens e têm menor carga de doença.

A redução da qualidade de vida das mulheres, principalmente relacionada com a autoestima, vida sexual e défices de mobilidade, poderá afetar a sua decisão de procurar a cirurgia metabólica. Apesar de apresentarem quase sempre um menor IMC, as mulheres jovens e caucasianas são as que relatam maior impacto da obesidade no seu dia a dia.

Adicionalmente, os problemas de fertilidade e os riscos associados a uma gravidez com obesidade também estimulam bastantes jovens a procurar uma solução na cirurgia metabólica.

A maior proporção de mulheres jovens a serem submetidas a cirurgia bariátrica pode também dever-se às fortes pressões culturais e sociais na procura de um corpo ideal.

Em contraste, as pressões culturais, sociais e reprodutivas representam um menor estímulo para os homens com obesidade procurarem tratamento. Comparados com as mulheres têm, normalmente, menor noção do seu peso real, menor insatisfação com os seus quilos a mais e menos tentativas de tratamentos prévios. Tipicamente, os homens procuram a cirurgia numa idade mais avançada e com mais doenças associadas, o que aumenta o risco de complicações e de mortalidade.

Num estudo científico que avaliou especificamente homens submetidos a cirurgia bariátrica, concluiu-se que estes associavam a ideia da cirurgia a vaidade e a critérios estéticos, com os quais não se identificavam e que apenas a ocorrência de uma complicação de saúde (como um enfarte) os fez compreender a gravidade da obesidade e a necessidade de procurar um tratamento eficaz.

É, pois, importante perceber que homens e mulheres podem ter motivações diferentes para procurar a cirurgia como solução para a doença da obesidade, e que todas são válidas e estão sempre associadas a uma diminuição franca da qualidade de vida, quer seja numa vertente física, psicológica ou social. A cirurgia metabólica permite recuperar a qualidade de vida e encarar o futuro com maior satisfação e expectativa de anos de vida saudáveis.

Mais Recentes

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 15 minutos

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 46 minutos

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 56 minutos

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 1 hora

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 1 hora

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 3 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 3 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 3 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 4 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 4 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 4 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 4 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 4 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 4 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 4 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 5 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 5 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 5 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 5 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.