<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: Será verdade que esta cirurgia não é para homens?

17 Julho 2024
Forever Young

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde Professor da FMUP Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

Principal preocupação estética dos portugueses é o excesso de gordura

A obesidade é a doença mais prevalente em todo o mundo, com quase mil milhões de pessoas afetadas, e é responsável por cerca de 10% de todos os gastos em saúde nos países desenvolvidos. Tem efeitos negativos na saúde e está associada a um aumento de múltiplos riscos, incluindo de mortalidade. Afeta igualmente homens e mulheres e a sua incidência tem aumentado em todas as faixas etárias. No entanto, o sexo masculino

Opinião: Será verdade que esta cirurgia não é para homens?
Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde

desenvolve mais doenças associadas à obesidade como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações no colesterol ou apneia do sono.

A cirurgia metabólica é o tratamento com melhor resultado a curto e longo prazo. Tem demonstrado ser uma intervenção extraordinariamente segura, com uma ótima relação custo-eficácia e com o mesmo grau de sucesso em ambos os sexos, mas no acesso à cirurgia bariátrica existe um claro desequilíbrio de géneros, sendo que cerca de 80% dos doentes operados são mulheres.

Estas parecem estar mais alertas para os problemas de saúde associados à obesidade. São muito mais propensas a serem submetidas a cirurgia mais cedo na vida, enquanto os homens esperam muito até terem mais comorbilidades. Diversos estudos demonstram que as pacientes do sexo feminino submetidas a cirurgia são mais jovens e têm menor carga de doença.

A redução da qualidade de vida das mulheres, principalmente relacionada com a autoestima, vida sexual e défices de mobilidade, poderá afetar a sua decisão de procurar a cirurgia metabólica. Apesar de apresentarem quase sempre um menor IMC, as mulheres jovens e caucasianas são as que relatam maior impacto da obesidade no seu dia a dia.

Adicionalmente, os problemas de fertilidade e os riscos associados a uma gravidez com obesidade também estimulam bastantes jovens a procurar uma solução na cirurgia metabólica.

A maior proporção de mulheres jovens a serem submetidas a cirurgia bariátrica pode também dever-se às fortes pressões culturais e sociais na procura de um corpo ideal.

Em contraste, as pressões culturais, sociais e reprodutivas representam um menor estímulo para os homens com obesidade procurarem tratamento. Comparados com as mulheres têm, normalmente, menor noção do seu peso real, menor insatisfação com os seus quilos a mais e menos tentativas de tratamentos prévios. Tipicamente, os homens procuram a cirurgia numa idade mais avançada e com mais doenças associadas, o que aumenta o risco de complicações e de mortalidade.

Num estudo científico que avaliou especificamente homens submetidos a cirurgia bariátrica, concluiu-se que estes associavam a ideia da cirurgia a vaidade e a critérios estéticos, com os quais não se identificavam e que apenas a ocorrência de uma complicação de saúde (como um enfarte) os fez compreender a gravidade da obesidade e a necessidade de procurar um tratamento eficaz.

É, pois, importante perceber que homens e mulheres podem ter motivações diferentes para procurar a cirurgia como solução para a doença da obesidade, e que todas são válidas e estão sempre associadas a uma diminuição franca da qualidade de vida, quer seja numa vertente física, psicológica ou social. A cirurgia metabólica permite recuperar a qualidade de vida e encarar o futuro com maior satisfação e expectativa de anos de vida saudáveis.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 8 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 18 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 19 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.