Partilhar

Opinião: Qual a importância de ter um sorriso alinhado?

Artigo de Pedro Costa Monteiro, Médico Dentista Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial Clínica PCMFG Porto

11 Maio 2023
Sandra M. Pinto

A maioria das pessoas utiliza aparelho ortodôntico por motivos estéticos. Mas sabia que não é apenas a aparência e a beleza que serão beneficiadas?

Por Pedro Costa Monteiro, Médico Dentista Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial Clínica PCMFG Porto

Ter todos os dentes alinhados pode prevenir muitos problemas de saúde. Por isso, deixo alguns motivos para visitar um ortodontista e iniciar o seu tratamento ortodôntico.

Prevenir dores de cabeça e enxaquecas

Diversos estudos científicos demonstram uma relação clara entre dores de cabeça, ouvido e pescoço, com uma oclusão alterada.

Dentes corretamente alinhados permitem o bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), um conjunto de articulações localizadas junto ao ouvido que permitem os movimentos da mandíbula e a correta função de mastigação e fonação. Dentes desalinhados geram alterações na articulação, limitações na abertura da boca, dores de cabeça e até enxaquecas graves.

Não comprometer a higiene oral

A limpeza de dentes desalinhados é difícil, e passar o fio dentário é por vezes até impossível. Devido a essa dificuldade, muitas pessoas acabam por se desleixar na higiene oral. E uma higiene inadequada pode levar a doenças sérias, como a periodontite, que em estádios avançados, leva a perda dos dentes. Uma higiene oral pobre ou negligente é responsável pelo aparecimento de tártaro, mau hálito e cáries dentárias.

Respirar melhor pelo nariz

Vale a pena lembrar que é com as estruturas do seu sorriso que a Ortodontia trabalha, portanto é importantíssimo expandir as arcadas dentárias para o melhor posicionamento de cada dente. Desta forma, as vias aéreas são afetadas de forma positiva, contribuindo para uma respiração nasal com mais qualidade. A intervenção do ortodontista a nível da expansão do palato e base do nariz, bem como a intervenção no avanço mandibular contribuem para um melhoramento notório da função respiratória.

Além disso, pode auxiliar no seu sono, pois uma respiração adequada contribui para o seu conforto durante o sono e, consequentemente, que o seu dia corra melhor.

Mastigar corretamente os alimentos

Uma mastigação ineficiente significa dentes em sobrecarga. Normalmente, isto ocorre devido à falta de um ou mais dentes e também a dentes tortos ou em posições ectópicas. Quando realizamos um tratamento ortodôntico, uma mastigação eficiente não é o único benefício. Há também o exercício correto dos músculos envolvidos na mastigação. Cabe ao ortodontista proporcionar uma posição muscular, esquelética e dentária eficiente e saudável. Lembrando que uma mastigação deficiente, leva à exposição de problemas relacionados a digestão e em casos extremos a problemas graves de estômago e intestino, pois a mastigação correta gera alimentos bem triturados, facilitando o processamento da refeição e aumentando a sensação de saciedade.

Melhorar a autoestima e confiança

É muito comum a vergonha de dentes tortos ou falta deles e ao sorrir, a atitude é cobrir a boca. O que deixa muitas pessoas desconfortáveis, tristes e com baixa autoestima.

Ou seja, um sorriso alinhado, bonito e saudável permite sorrir sem medo algum, falar com desenvoltura e aumenta a autoestima.

Portanto, o recomendável é visitar um dentista o quanto antes, pois facilita o tratamento e aumenta a sua eficiência. Este profissional irá avaliar o seu caso e propor o melhor tratamento que ajude a sua saúde bucal e a beleza do seu sorriso.

 

Atualmente, a Ortodontia está num nível de desenvolvimento científico único e é possível com técnicas pouco invasivas, indolores e até invisíveis atingir resultados de excelência não só a nível oclusal, mas também ao nível da estética facial. O aparecimento das técnicas de aligners transparentes permitiu um crescimento exponencial na procura de tratamentos ortodônticos por parte da população portuguesa. Há ainda um caminho a percorrer na educação para a importância da saúde oral mas se olharmos aos últimos 20 anos, a evolução é notória e positiva.

Convido todos os leitores a experienciar uma consulta de Ortodontia com uma jornada 100% digital e perceber que mais do que dentes os ortodontistas tratam perfis, faces, pessoas e muitas vezes conseguem a solução para problemas que não parecem numa primeira análise relacionados com a cavidade oral.

Mais Recentes

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 12 minutos

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 23 minutos

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 25 minutos

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 2 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 2 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 2 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 2 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 3 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 3 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 3 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 3 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 4 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 4 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 4 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 5 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 5 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 5 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 21 horas

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 23 horas

Entrevista: «A fertilidade pode ser uma fonte de stress emocional», Filipa Santos, psicóloga

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.