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Os números são alarmantes: 13% dos consumidores portugueses já foi vítima de fraude online

9 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Dados do Holiday Survey da Klarna revela que 13% dos compradores portugueses com mais de 18 anos foram burlados durante as compras online da época festiva, com encomendas que nunca foram entregues ou artigos diferentes dos encomendados

Foto: Pixabay

Após a época das compras Natalícias, o início do ano é sinónimo de trocas de presentes e época de Saldos, que é geralmente marcado por um número cada vez maior de pessoas que são vítimas de fraudes online. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Klarna – Holiday Survey –13% dos compradores portugueses com mais de 18 anos que já foi vítima de fraude online, valor que sobe para 17% quando olhamos apenas para o universo entre os 59 e 75 anos de idade. Assim, Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna em Portugal e Espanha, destaca cinco pontos essenciais a ter em consideração durante a realização de compras online:

 

1. Estar atento à ortografia e erros gramaticais dos sites onde está a comprar, sem ficar excessivamente alarmado com pequenos problemas gramaticais, ortográficos ou frases incomuns. Um único erro de digitação num site não indica necessariamente que seja falso ou administrado por hackers, mas pode ser um sinal de que o site foi criado à pressa e que pode não pertencer a uma empresa autêntica.

 

2. Às vezes, as lojas online duvidosas podem ser reconhecidas pelos métodos de pagamento que oferecem – ou melhor, pelos que não estão disponíveis. As lojas falsas muitas vezes preferem o pagamento antecipado, o que torna mais difícil para as vítimas a recuperação do seu dinheiro. Métodos de pagamento como débito direto ou compras Klarna, por outro lado, não são aceites – em parte porque este último oferece proteção adicional ao comprador. Se utilizar um método de pagamento Klarna para a sua compra online, poderá ser elegível para a proteção do comprador da Klarna, adicionando uma camada extra de segurança à sua experiência de compra online.

 

3. Políticas de reembolso pouco claras: um retalhista de confiança fornece instruções claras sobre como e onde devolver um produto se o comprador estiver insatisfeito. Por outro lado, sites fraudulentos geralmente têm políticas de reembolso difíceis de compreender, difíceis de encontrar ou mesmo inexistentes.

 

4. Uma característica comum das lojas falsas é a utilização de nomes de sites que lembram marcas conhecidas, mas apresentam pequenas variações. Se o nome do site não corresponder aos produtos oferecidos pela loja, pode ser outra indicação de uma oferta fraudulenta.

 

5. Se parece bom demais para ser verdade, infelizmente, é porque geralmente não é! Ofertas de descontos extremamente tentadoras (especialmente para produtos de marcas conhecidas) podem ser um sinal de fraude. É importante não ser iludido pelos preços baixos – seja extremamente vigilante. Se está à procura de ótimas ofertas, a Klarna pode ajudá-lo – seja através da app ou site, a Klarna oferece as melhores ofertas online diárias e ofertas exclusivas da própria Klarna.

 

A fraude online é uma realidade crescente que obriga a cuidados adicionais no que toca à segurança das compras online. Dados do Portal da Queixa indicam que, entre 2022 e 2023, a burla online cresceu 37%, com a maioria das queixas a relacionar-se com esquemas online em que os consumidores encomendam e pagam produtos que nunca chegam a receber.

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