Há lugares para tomar sol, nadar ou construir castelos de areia ao natural: praias onde o uso de roupas é opcional.
Nicky Hoffman, da The Naturist Society, é editor-chefe da revista Nude & Natural e coautor do livro “As Melhores Praias e Resorts de Nudismo do Mundo”.
Praia Naturista Chihuahua, Uruguai
Localizada a cerca de 30 minutos de carro de Punta del Este, a praia de nudismo mais conhecida do Uruguai tem vista para a Baía de Portezuelo, na costa atlântica.
Dunas fotogénicas e temperaturas da água que chegam aos 25 Celsius e mais, mesmo no inverno, aumentam o fascínio por ela.
Praia de nudismo de Nida, Lituânia
O frio do mar Báltico pode não parecer o lugar mais óbvio para mergulha nus. Mas esta costa ao longo do arenoso Istmo da Curlândia oferece um dos locais mais pitorescos da Europa para tirar tudo.
Praia de Agesta, Suécia
A Suécia pode abrigar muitas praias onde a nudez é aceita, mas a praia Agesta, localizada a cerca de 15 quilómetros o sul de Estocolmo, é a única praia oficial de nudismo.
Localizada no extremo sul do Lago Magelungen, é popular entre os habitantes locais e também entre os visitantes que procuram uma fuga da movimentada capital.
Little Palm Beach, Waiheke, Nova Zelândia
Embora seja tecnicamente legal andar nu em qualquer praia na Nova Zelândia, os naturistas do país tendem a reunir-se em locais conhecidos onde roupas são opcionais, como Little Palm Beach, na Ilha Waiheke.
Chegar à costa isolada envolve uma viagem de barco de 40 a 60 minutos de Auckland.
Praia de Nugal, Croácia
Ladeada por falésias e sombras de pinheiros, esta praia remota, situada em frente à ilha de Brač, é alcançável através de um caminho estreito. Traga uma toalha grossa ou uma cadeira de praia – como muitas praias croatas, a superfície é composta por seixos em vez de areia.
Praia de Moshup, Martha’s Vineyard, Massachusetts
Situado no extremo oeste da ilha, Moshup é vizinha Farol Gay Head (construído em 1799). Localizada logo abaixo dele, a parte sem roupa fica sob penhascos de arenito cor de ferrugem que foram declarados Monumento Natural Nacional em 1966.
Praia de Black, La Jolla, Califórnia
Situada sob os altos penhascos de Torrey Pines, Blacks tem sido o lugar favorito dos nudistas de Golden State. Durante muitos anos foi a única praia de nudismo legal em todos os Estados Unidos.
Lady Bay Beach, Sydney, Austrália
Embora às vezes pareça que praticamente qualquer praia na Austrália é boa para receber nudistas, há uma série de praias oficiais de nudismo, como esta. Situado dentro do South Head do porto de Sydney, é pequena e estreita, mas incrivelmente isolada.
Bühne 16, Sylt, Alemanha
“Sorria e descubra” pode muito bem ser o lema dos nudistas nesta ilha do Mar do Norte, onde a temperatura média da água no verão é de 17°C (63°F).Tecnicamente, todas as praias de Sylt permitem o nudismo, mas Buhne 16 foi a primeira e ainda é o principal local para banhos de sol nus ao longo da costa alemã.
Wreck Beach, Vancouver, Canadá
Anunciada como uma das maiores praias de nudismo do mundo, com 7,8 quilómetros de comprimento, Wreck Beach é na verdade uma série de praias de areia, planícies de seixos e afloramentos rochosos ao redor de Point Grey.
Praia Vermelha, Creta, Grécia
Esta costa isolada no lado sul de Creta é um local ideal para banhos de sol nus na Grécia . Batizada por ter areia avermelhada e falésias de cor ocre, a Praia Vermelha (ou Kokkini Ammos) é alcançável através de uma caminhada de 20 minutos a partir de Matala ou de um curto passeio de barco a partir da orla da vila.
Praia de Callantsoog, Holanda
Callantsoog é a praia de nudismo mais antiga da Holanda, tendo sido oficialmente reconhecida como praia de nudismo em 1973. Situada a 60 quilómetros a norte de Amesterdão, perto da cidade costeira de Callantsoog, esta bela extensão de areia goza do estatuto de Bandeira Azul e é um ótimo local para observar focas.
Anse de Grande Saline, St.
Embora o Caribe possa estar repleto de praias maravilhosas e tranquilas, esta praia de areia branca e selvagem na parte traseira de St. Barts é um dos poucos lugares nas ilhas onde a nudez pública é tolerada.
Praia de Cavallet, Ibiza, Espanha
Situada entre o azul profundo do Mediterrâneo e as salinas multicoloridas perto do ponto mais ao sul de Ibiza, a praia oficial de nudismo Es Cavallet é separada em várias seções diferentes, incluindo uma seção de festas, uma zona gay e uma seção intermediária mais isolad
Little Beach, Maui, Havaí
Ladeada por antigos fluxos de lava e apoiada por um cone de cinzas vulcânicas, Little Beach seria um lugar de visita obrigatória mesmo se não pudesse tirar a roupa.Parte do Parque Estadual de Makena, na costa sudeste da ilha, tem vista para um santuário marinho nacional conhecido pelas suas tartarugas marinhas, golfinhos, baleias e peixes tropicais.
Praia de Cap d’Agde, França
Às vezes chamada de “Cidade Nua”, a Vila Naturista de Cap d’Agde é o maior resort de praia do mundo onde o uso de roupas é opcional, atraindo até 40 mil visitantes na época alta.
Praia de Benas, Sardenha, Itália
Situado na costa oeste da Sardenha, perto da cidade de San Vero Milis, Is Benas é conhecida pelo seu isolamento e ambiente intocado. O presidente da câmara Luigi Tedeschi, da vizinha San Vero Milis, confirmou recentemente que as autoridades locais deram luz verde para que, num futuro próximo, os casais fizessem os seus votos ali “ao natural”.
Praia de Mpenjati, KwaZulu-Natal, África do Sul
A única praia de nudismo oficial da África do Sul – e talvez a única praia legal onde o vestuário não é obrigatório em todo o continente africano – está localizada na Reserva Natural Mpenjati, a sul de Durban.
Praia Zipolite, Oaxaca, México
Inaugurada por hippies mexicanos e americanos durante a década de 1960, a praia estende-se por cerca de dois quilómetros com falésias rochosas em cada extremidade.
Metsoke Dragot, Israel
Flutue nu na água salgada quente e espalhe no seu corpo nu a lama negra calmante com infusão de minerais. Talvez o único lugar no Médio Oriente onde qualquer tipo de nudez pública é tolerado, Metsoke Dragot está localizado a cerca de uma hora de carro de Jerusalém e requer uma viagem curta mas difícil ao longo de uma estrada de terra batida.
Praia Massarandupió, Bahia, Brasil
Os biquínis de Copacabana podem expor muita carne brasileira, mas não tanto quanto esta praia naturista no litoral baiano. A duas horas de carro ao norte de Salvador, a praia de nudismo fica a cerca de um quilómetro a pé do estacionamento ao longo da costa ladeada por coqueiros, dunas ondulantes e ondas muito surfáveis.
Praia de Guvano, Vernazza, Itália
Localizada na linda Cinque Terre, esta praia de nudismo italiana parece saída de um filme. Para aumentar a sua mística está o facto de que ela só pode ser alcançada através de um antigo túnel ferroviário abandonado (traga uma lanterna) num caminho que sai da vila de Corniglia.
Praia de Vecaki, Riga, Letónia
Cercada por pinheiros, esta praia é tão calma quanto bonita. Situado perto da capital, Riga, e a uma caminhada relativamente curta da estação ferroviária de Vecaki, é conhecido pelas águas cintilantes, pôr do sol deslumbrante e, claro, pela sua secção de nudismo.
Haulover Beach Park, Miami, Flórida
A praia pública de nudismo mais popular dos Estados Unidos, Haulover atrai mais de 1,3 milhão de pessoas com as suas areias brancas e águas quentes todo o ano.