A Balenciaga voltou a ser assunto nas redes sociais após um novo lançamento polêmico. Desta vez, a grife apresentou uma pulseira que imita um rolo de fita adesiva durante a Paris Fashion Week. O acessório inusitado faz parte da coleção outono/inverno 2024 da marca, com valor inicial de venda em torno de 3 mil euros. No entanto, essa não é a primeira criação da Balenciaga que gera controvérsias entre os usuários das redes sociais.
Balenciaga e os itens controversos
A marca lançou também uma carteira inspirada em saco de lixo. O acessório chamado de “trash pouch” foi alvo discussão sobre os limites entre o design de luxo e objetos do cotidiano humano. O primeiro item a chamar atenção nas redes foram os tênis destruídos, chamados pelos internautas como “ténis de mendigo”.
Intitulado pela Balenciaga como “Paris Sneaker”, possui aparência rasgada. Ao ser lançado, o modelo gerou debates sobre a extrema valorização da estética destroyed (destruída) nas marcas de alto luxo. Continuando nos sapatos, os modelos estilo Crocs também fizeram sucesso nas críticas dos internautas.
A Balenciaga lançou uma coleção com versões inusitadas da famosa papete. Uma delas possuia uma plataforma de 10 cm de altura. No entanto, esse modelo foi um sucesso de vendas, tendo esgotado antes mesmo do lançamento oficial do produto. Além dele, a Balenciaga criou também um modelo de Crocs com salto Fino, vendido inicialmente nas cores preto e verde.
Na seção de roupas, a Balenciaga causou alvoroço em 2018 com a “T-shirt Shirt”, uma blusa que possuía uma camisa costurada à frente.
Na coleção Primavera 2024, a Balenciaga chamou atenção ao lançar uma saia que se assemelha a uma toalha de banho enrolada na cintura. Chamada de “towel skirt”.