Páscoa é sinónimo de chocolate: descubra os mitos e verdades de consumir o produto estrela desta época

Há quem resista às “tentações” por medo de que o alimento ou os seus derivados causem ou agravem problemas de pele como a acne.

Mas será que o chocolate é mesmo um inimigo da pele?

São muitos os especialistas que referem que não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre chocolate e acne, por exemplo. Mas, por se tratar de um alimento com grande concentração de gordura, o chocolate pode ocasionar alguma erupção cutânea.

Sabemos que o açúcar e a gordura consumidos em excesso podem de forma efetiva influenciar na saúde e beleza e aumentar a oleosidade da pele.

Comer chocolate causa acne
É mito. O que, na verdade, causa acne é o açúcar e o leite adicionados na preparação do chocolate. Sabe-se hoje que alimentos com alto índice glicémico pode causar aparecimento da acne, pois esses alimentos causam hiperinsulinemia, e esta aumenta andrógenos e o IGF1 (fator de crescimento semelhante à insulina), que estão relacionados na fisiopatologia do aparecimento da acne.

Chocolate meio amargo causa menos acne
Verdade. Chocolates considerados meio amargos são queles que possuem 70% ou mais de cacau na sua composição. A fruta cacau tem poder antioxidante e, portanto, melhora a acne. Este tipo de chocolate tem menos gordura e açúcar se comparado ao chocolate de leite.

O cacau faz bem para a saúde
Verdade. Quanto maior a percentagem de cacau no chocolate mais efeitos benéficos para a saúde. Entre os benefícios mais conhecidos é o de melhorar o humor, dar uma sensação de prazer, pois aumenta a produção de serotonina pelo nosso corpo.

Chocolate branco causa menos espinhas
Mito. O chocolate branco possui na sua composição manteiga de cacau (uma parte gordurosa é separada durante a preparação da massa de cacau), mais leite e açúcar e, portanto, em paciente com predisposição, causa mais acne se comparado ao chocolate do leite e ao chocolate meio amargo.

Ler Mais