Partilhar

Pensa demais? Cuidado, médicos alertam que pode causar fadiga

Afinal não é só trabalho físico que cansa. O mental também.

3 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

De acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology, «ficar sentado a pensar durante muitas horas pode fazer com que a pessoa se sinta esgotada».

De acordo com os investigadores «quando o trabalho cognitivo intenso acontece durante várias horas, faz com que subprodutos potencialmente tóxicos se acumulem na parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal. Isso altera o controle que a pessoa tem sobre as decisões, fazendo com que opte por ações de baixo custo de energia ou que não exijam esforço, levando à fadiga», avança o Neuroscience.

«Algumas teorias sugeriam que a fadiga é uma espécie de ilusão inventada pelo cérebro para fazer parar o que estamos a fazer e optarmos por uma atividade mais gratificante. As nossas descobertas mostram que o trabalho cognitivo resulta numa verdadeira alteração funcional. Então a fadiga seria de fato um sinal que nos faria parar de trabalhar, mas com um propósito diferente: preservar a integridade do funcionamento do cérebro», explica Mathias Pessiglione, da Universidade Sorbonne, na França, e um dos autores do estudo.

Enquanto as máquinas podem trabalhar continuamente, o cérebro não consegue. Os cientistas suspeitavam que isso acontecia pela necessidade de reciclar substâncias potencialmente tóxicas que surgem da atividade neural.

Usaram um exame chamado espectroscopia de ressonância magnética para monitorar a química do cérebro ao longo de um dia de trabalho e analisaram dois grupos de pessoas: as que precisavam de pensar muito e as que tinham tarefas cognitivas relativamente mais fáceis.

Encontraram sinais de fadiga, incluindo dilatação reduzida da pupila, apenas no grupo que fazia trabalho mental “pesado”.

 

Mais Recentes

Longevidade: fique a par das 8 dicas para viver mais de 100 anos

há 39 minutos

Alerta: «Medicamentos naturais “destroem” o fígado», afirma estudo

há 59 minutos

Viva a segunda-feira sem stress: descubra as 8 dicas para começar a semana mais motivado

há 1 hora

Óbito: Morreu Clem Burke, baterista dos Blondie

há 1 hora

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

há 2 horas

Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes, revela estudo

há 2 horas

Não acelere o envelhecimento: deixe já de fazer estas 7 coisas

há 2 horas

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 3 horas

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 3 horas

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 3 horas

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 3 horas

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 3 horas

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 3 horas

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 4 horas

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 4 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 4 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 4 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 5 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 5 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.