Tal acontece porque depois do orgasmo, são libertadas substâncias, como ocitocina, prolactina, ácido gama-amnobutírico (GABA), endorfinas, as quais contribuem para a incapacidade de controlar o sono.
Mark Leyner e Billy Goldber são autores de um livro específico sobre o tema. Afirmam que «como o clímax do homem vem de um órgão externo, diferente da mulher, a ejaculação causa a perda de energia».
Essa queda de energia está relacionada com a diminuição da atividade neuronal no córtex pré-frontal, que desliga depois do orgasmo, conforme publicado na revista Neuroscience & Behavioral Reviews.
Assim, os homens sentem sono uma vez que o estado de alerta se encontram na região citada.
Ao contrário, explicam os autores, «nas mulheres, o orgasmo é uma explosão de energia interna, por isso elas não se sentem cansadas ou com sono após o sexo».
«Acreditamos que o esforço físico durante o sexo e após o clímax esgota os músculos do glicogênio produtor de energia. Isso deixa os homens sonolentos. Como eles têm mais massa muscular do que as mulheres, tendem a ficar mais cansados depois de fazer isso do que as mulheres», acrescentam Leyner e Goldberg.