Quanto mais cedo uma mulher é diagnosticada com diabetes, mais cedo ela pode entrar na menopausa, mostra uma nova pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, avança a North American Menopause Society (NAMS).
O estudo envolveu mais de 11 mil mulheres e descobriu que ser diagnosticada com diabetes tipo 1 antes dos 30 anos ou diabetes tipo 2 entre 30 e 39 anos estavam ligados ao início precoce da menopausa.
Um diagnóstico de diabetes tipo 2 após os 40 anos, no entanto, foi associado à menopausa tardia, em comparação com mulheres sem diabetes.
Os investiadores não encontraram associação significativa entre diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional) e idade na menopausa.
Os autores explicam que, «mesmo após o ajuste para as variáveis associadas à idade na menopausa natural, ainda encontramos uma associação entre o diagnóstico precoce de diabetes e a menopausa precoce e um diagnóstico tardio de diabetes com uma idade mais avançada na menopausa em comparação com aquelas que não tinham diabetes».