Partilhar

Portugal entra em campo no mundial amanhã. Urge perguntar: que tipo de chefe é o selecionador Fernando Santos?

Nas empresas também pode haver um líder como Fernando Santos ou com características parecidas com algum dos selecionadores para inspirar as equipas

23 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

A Michael Pag caracterizou o perfil de liderança de alguns dos técnicos das seleções que integram o Mundial de Futebol de 2022 e definiu de que forma os diferentes estilos de gestão se podem encaixar no mundo corporativo. Veja se reconhece alguma no seu chefe.

Fernando Santos (Portugal)
O selecionador de Portugal é conhecido por ter uma forte personalidade e por acreditar na repetição como método de melhoria dos processos. No entanto, a flexibilidade que apresenta à equipa permite aos jogadores serem criativos.
Perfil de Liderança: o estilo de Fernando Santos é firme, organizado e flexível. Conhecedor do meio onde se movimenta, nem sempre consegue retirar o melhor da equipa, ainda que saiba congregar esforços em torno de um objetivo.
Analogia com o mundo corporativo: polémico e algo arrogante, é um maestro experiente, que tem dificuldade em inovar e ser criativo.

Tite (Brasil)
O técnico do Brasil permaneceu com grande destaque no comando da seleção ao dar continuidade ao processo de reconquista da confiança dos adeptos, mesmo após o revés do último Mundial, em 2018. Parte deste sucesso está estruturado na experiência adquirida pelo treinador e pela procura da excelência nos resultados.
Perfil de Liderança: o estilo de Tite é autêntico e orientado sempre para a obtenção do melhor desempenho. Experiente, é um líder que sabe extrair o máximo de rendimento dos talentos disponíveis. Por já ter grande experiência em clubes e também em Mundiais, sabe conquistar a confiança e a admiração dos jogadores.
Analogia com o mundo corporativo: líder com muita experiência e que procura sempre o melhor desempenho. Tem boa gestão de grupo e sabe extrair o melhor da equipa.

Hansi Flick (Alemanha)
Continuidade e aprimoramento: o técnico da Alemanha foi aluno de uma das maiores transformações de seleções da história, juntamente com Joachim Löw, o seu antecessor. Agora, Hansi Flick tem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho e aprimorar o processo de reformulação da equipa alemã para a disputa do Mundial no Qatar.
Perfil de liderança: o técnico é bastante respeitado pela carreira de sucesso como auxiliar na transformação da seleção. Ao conquistar 7 títulos como técnico do Bayern de Munique, Flick era nome mais que certo para substituir Löw. Agora, junta peças experientes com a grande quantidade de jovens talentosos na equipa, no seu primeiro grande desafio como principal nome ao comando do futebol alemão.
Analogia com o mundo corporativo: líder que trabalha com ciclos longos e visa o bom equilíbrio da equipa.

Gareth Southgate (Inglaterra)
Gestão de carreira. A frase é quase perfeita para definir a ascensão profissional de Gareth Southgate. Surgiu como treinador das categorias de base e chegou à liderança da seleção inglesa em dois Mundiais.
Perfil de liderança: inicialmente desconhecido pelo público em geral, Southgate é uma peça bastante importante na mudança do estilo de jogo e na filosofia dos ingleses, aliando muita juventude e inovação no plantel. Gareth é um líder bem-humorado e muito atento aos mais variados talentos da Inglaterra. Uma das suas principais características é a adaptação ao mundo digital e à tecnologia.
Analogia com o mundo corporativo: o líder que sabe selecionar e reter jovens talentos.

Lionel Scaloni (Argentina)
Determinação, motivação e confiança. Estas são algumas das definições para o técnico argentino. Considerado como interino, “tapa-buracos” e subestimado pela maioria, o treinador assumiu um desafio que muitos rejeitaram. Obteve êxito no processo de restaurar a confiança e levar a Argentina ao Mundial de 2022 como uma das grandes favoritas ao título.
Perfil de liderança: mesmo sendo uma tarefa difícil para os hermanos, Scaloni conseguiu juntar talento, desempenho e resultados e está invicto no comando há 35 jogos.
Analogia com o mundo corporativo: líder que sabe trabalhar com tarefas difíceis e sob pressão, além de melhorar o ambiente.

Luis Enrique (Espanha)
Reorganização da rota: experiente e consolidado em solo espanhol, Luis Enrique assumiu o comando da seleção com a missão de fazer uma grande reformulação na equipa e gerir as turbulências externas. O técnico tem a responsabilidade de retomar a confiança dos jogadores experientes, juntamente com a chegada de muitos jovens para o Mundial de 2022.
Perfil de liderança: mesmo vindo de uma gloriosa escola como a do técnico Pep Guardiola, Luis Henrique é aberto a reinvenções e tem fácil adaptação a variados estilos. Assume trabalhos desafiadores e quase sempre surpreende as expectativas.
Analogia com o mundo corporativo: líder com trabalhos relevantes e consolidados, disposto a reinventar-se e a assumir novos desafios.

Kasper Hjulmand (Dinamarca)
Uma surpresa, um novato com alto potencial. Esta é a melhor definição para o técnico que irá comandar a Dinamarca na Mundial do Catar. Kasper Hjulmand assumiu a equipa em 2020 e já levou os dinamarqueses às meias-finais do Euro 2020. Juntando jovens e experientes, o treinador conseguiu trazer um inovador e surpreendente estilo de jogo, superando desafios difíceis, como a perda do seu jogador principal, Cristian Eriksen, durante a disputa do campeonato.
Perfil de liderança: consegue resultados e metas inesperadas pela pouca experiência.
Analogia com o mundo corporativo: líder jovem, recém-chegado ao cargo e com potencial altíssimo de crescimento. Mesmo com a falta de experiência, consegue obter bons resultados no início das suas funções.

Mais Recentes

É verdade: existem notas de zero euros, e muito cobiçadas pelos colecionadores

há 9 minutos

Estabelecimentos podem recusar pagamento com cartões, notas ou moedas? Fique a par das regras

há 1 hora

Só dão problemas: estes são os signos mais conflituosos

há 2 horas

E se fosse consigo? Amigos descobrem 2500 moedas de prata: valem mais de 5 milhões de euros

há 3 horas

Opinião: «O perigo de romantizar a obesidade», Gil Faria, cirurgião

há 4 horas

Henrique Sá Pessoa & Fernando Alvim revelam 12 receitas infalíveis para um jantar romântico

há 7 horas

Resort prepara menu de Natal com sabores tradicionais portugueses e celebra Ano Novo com o brilho de Copacabana

há 8 horas

Opinião: «Cuide do seu sorriso, potencie a sua saúde», Diogo Castro, diretor clínico da a Clínica Médis

há 1 dia

“Lou Reed: o Rei de Nova Iorque”, a biografia definitiva sobre o ex-Velvet Underground, chega a Portugal

há 1 dia

“Génesis”, livro póstumo de Henry Kissinger, em lançamento mundial

há 1 dia

Simulador de impostos e contribuições sobre recibos verdes já está disponível: use e abuse e poupe alguns euros

há 1 dia

Clássico Sporting-Benfica já tem data marcada: aponte na agenda

há 1 dia

É reformado? Ainda não é desta que vai ser aumentado

há 1 dia

3 coisas que deve fazer para conseguir melhorar e “salvar” a sua relação: implemente-as já hoje

há 1 dia

Aloé Vera: descubra todos os seus benefícios e as suas muitas propriedades únicas

há 1 dia

Turismo Centro de Portugal destaca importância dos World Cheese Awards para a promoção da região

há 1 dia

Projeto português entre os três melhores do mundo nos prémios da Associação Britânica de Escritores de Viagens

há 1 dia

Óbito: Morreu Celeste Caeiro, a mulher que distribuiu cravos no 25 de Abril de 1974

há 1 dia

A colaboração mais aguardada acaba de chegar: Quem Disse, Berenice? lança coleção única inspirada no universo de Hogwarts

há 1 dia

Esta é a casa mais isolada do mundo: surpreenda-se com a sua localização (e a sua utilização)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.