Preciso de dinheiro rápido! 17 dicas simples para poupar muito em pouco tempo

Se precisar de economias adicionais e não tem ideia de como conseguir amealhar rapidamente, experimente começar por estas dicas.

As seguintes 17 dicas podem ajudá-lo a economizar dinheiro para qualquer situação em que tenha uma necessidade premente. Algumas são mais fáceis do que outras, mas todas estas estratégias podem ajudá-lo a criar um fundo de emergência dentro de um mês, ou menos, e a atingir a seu objetivo de poupança a longo prazo.

1- Mude a maneira como faz compras no supermercado

O proprietário do site de finanças pessoais Money Done Right Logan Allec é da opinião que a maioria das pessoas deve manter uma lista de compras a fazer no supermercado. No entanto, Logan também acha que pode ser dado o passo extra para economizar dinheiro. Diferentes supermercados podem ter algumas opções a um preço mais baixo, pois «economizará a evitar compras por impulso e poderá seguir a sua lista de igual forma. Pode também comparar preços online e escolher o melhor negócio».

2- Planeie e prepare as suas refeições

Com o planeamento e a preparação das refeições com antecedência pode economizar o dinheiro que gastaria a “ir comer fora”, além de que pode ser mais saudável. Dê preferência a refeições que podem ser facilmente aquecidas e servidas.

3- Vender o seu material indesejado

A venda de itens desnecessários oferece mais espaço e, possivelmente, dinheiro na conta bancária. Embora possa ter uma venda de garagem antiquada, o uso de uma plataforma online é uma alternativa conveniente, pois os «mercados online tornam extremamente fácil vender itens usados», afirmou a autora de um blog de finanças pessoais Steffa Mantilla. «Para vendê-los rapidamente, procure primeiro o mesmo item e veja quais são os preços pedidos», aconselha a especialista.

4- Alugue a sua casa

Pode não precisar de sair para ganhar dinheiro com a sua casa. Sites como o Airbnb simplificam o processo com a possibilidade de alugar um quarto extra. Esta plataforma online oferece uma ferramenta que estima quanto pode ganhar ao colocar esse espaço não utilizado para alugar.

5- Negoceie tudo

Não tenha medo de cortar custos através da negociação. Pode conseguir renunciar taxas, obter melhores taxas de juros, ou mesmo economizar dinheiro. A blogger do Lucky Mojito Monica Lam diz que «algumas pessoas não negoceiam porque estão confusas e pensam que isso as faz parecer pobres ou não sabem como. Contudo, quem é mais conhecido pela sua habilidade de negociar são os empreendedores, os ricos ou as pessoas que gostam de guardar dinheiro».

6- Valorize notas e moedas

Os cartões de crédito são uma maneira fácil de gastar, porque não vê o dinheiro fisicamente. A autora do blog de finanças pessoais One Fine Wallet Saranya Ramanathan adverte que «a maneira mais rápida de economizar dinheiro é trocar cartões por dinheiro, pois ao visualizar como está a gastar dinheiro, é apenas uma questão de tempo até perceber que está a comprar mais do que precisa».

7- Crie a rotina de poupança automática

Defina uma meta de poupança, calcule o que é necessário para chegar lá e configure um depósito direto através de uma aplicação, por exemplo, que envie dinheiro diretamente para a conta poupança. O orçamento no sentido tradicional pode parecer restritivo, por isso Monica Lam sugere que «experimente depositar diretamente na sua conta poupança todas as semanas e aumentar a quantia enquanto vai reduzindo a sua dívida».

8- Não gaste dinheiro durante uma semana

A fundadora e autora do site Moms Make Cents sugere que, exceto os seus gastos obrigatórios (água, luz, renda, seguros), «durante uma semana não tenha gastos frívolos como o café com os amigos, roupas novas ou o cabeleireiro e utilize a comida da sua despensa. Vai ficar surpreendido com o quanto pode economizar numa semana».

9- Começar um trabalho secundário

Aproveite o seu tempo livre para ter um trabalho a tempo parcial, com o qual pode ganhar um dinheiro extra, como participar num dos serviços de transportes ou de entrega de comida em qualquer plataforma que lhe agrade mais.

10- Use o dinheiro para se limitar

Saranya Ramanathan tem um truque para limitar os gastos: “quando for às compras, leve um limite em dinheiro que não pode ultrapassar. Isso pode permitir controlar os seus gastos».

11- Aposte nas subvalorizadas marcas brancas

Ao comprar marcas, está a pagar em parte pelo nome. É por isso que as marcas genéricas ou de lojas geralmente tendem a ser mais baratas, apesar de cumprirem os mesmos regulamentos e requisitos dos seus homólogos da marca. Um estudo recente revelou que dois terços dos consumidores disseram que os produtos de marca branca são tão bons ou até melhores do que os produtos de marca.

12- Invista em certificados de aforro

Use certificados de depósito de curto prazo para ganhar juros. Uma conta-poupança pode ser uma boa opção, porque muitas contas correntes não ganham juros, mas «os certificados de aforro normalmente oferecem taxas de juros mais altas».

O blog The Daily Habit informa que «os certificados de aforro talvez sejam o tipo de investimento em divida pública mais conhecido». O seu prazo é de «10 anos a contar da data de subscrição e a taxa juro é determinada mensalmente através da taxa Euribor a três meses». Pode fazer uma simulação no site da DECO.

13- Corte nas suas assinaturas

Reveja todas as suas subscrições e quanto está a gastar em todas as suas assinaturas. Mesmo aquelas que não estão a ser utilizadas «podem custar centenas e, às vezes, milhares por ano». As renovações automáticas podem facilitar, mas as pessoas podem, eventualmente, esquecer que possuem uma conta no ginásio ou de um serviço de streaming que todos os meses retira a sua parte por algo que até já pode nem usufruir.

14- Faça um orçamento e cumpra-o

Preste atenção para onde o seu dinheiro vai, criando e seguindo um orçamento. Compare a sua renda e as suas contas e procure alternativas que podem significar uma potencial redução nos seus gastos com as contas ao fim do mês. Algumas despesas mensais não são negociáveis, mas alguns itens como roupas, ou cafés são mais flexíveis e podem ser cortadas para aumentar o valor da sua poupança.

15- Refinanciar os empréstimos

A CEO da iLendingDirect Nancy Fitzgerald lembrou que «a maioria das pessoas não tem ideia de que têm a capacidade de refinanciar os seus empréstimos para automóveis com o potencial de economizar muito».

16- Reduza as taxas de juros do seu cartão de crédito

O proprietário do site Peerless Money Mentor Jerry Brown diz que «reduzir as taxas de juros do cartão de crédito pode ser tão simples quanto solicitar ao seu banco uma transferência para um cartão com juros mais baixos».

17- Usar pagamento automático de contas

A gestora dos conteúdos do site ReviewingThis Beverly Friedmann afirmou que «a inscrição no pagamento automático das várias contas regulares que tenha, pode ajudá-lo a economizar algum dinheiro no final do mês». Isso porque as empresas «adoram saber que receberão sem aborrecimentos, portanto normalmente, dispensam as pequenas taxas que implicariam o aumento do valor do pagamento».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual