O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, a partir de quinta-feira, os temómetros podem chegar ou mesmo ultrapassar os 40 graus, com as altas temperaturas a estenderem-se também para sexta-feira e sábado. Esta terça-feira, seis distritos estão em aviso amarelo. Na quarta-feira juntam-se mais quatro distritos e a meteorologista Patrícia Marques admite que o aviso pode ser prolongado e até elevado.
Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso desde as 00h00 e até às 18h00 de quinta-feira. Na quarta-feira, o aviso vai estender-se aos distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, e manter-se também até às 18h00 de quinta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta terça-feira é esperada nebulosidade matinal no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de chuvisco. O vento será por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Está prevista uma pequena descida da temperatura no interior e uma pequena subida da temperatura máxima no sotavento algarvio.
Os distritos de Castelo Branco e Évora deverão ser os mais quentes esta terça-feira, com uma temperatura máxima de 39º Celsius e Aveiro o mais fresco, com 24º.