Partilhar

Prestações em atraso? Saiba aqui o que pode (e deve) fazer

Perceba de que forma pode gerir melhor este tipo de problemas financeiros.

10 Março 2021
Forever Young com ComparaJá.pt

Embora os bancos continuem a reduzir a percentagem relativa ao crédito malparado, Portugal ainda regista a terceira pior percentagem entre países da Zona Euro, segundo dados do Banco Central Europeu. A verdade é que muitas famílias portuguesas ainda têm prestações em atraso e não sabem o que fazer quando se deparam com esta situação.

Nos casos em que se verificam prestações em atraso, geralmente as famílias apresentam diversas dívidas e estão impossibilitadas de as liquidar, seja por falta de rendimentos ou de bens.

Fique a conhecer o que fazer, quer tenha já prestações em atraso, quer perceba de antemão que terá dificuldades em pagar as próximas mensalidades. Descubra ainda o que acontece no caso de entrar em incumprimento com a sua instituição financeira.

 

Prestações em atraso: o que fazer?

Caso já se encontre com prestações em atraso no seu banco, não desespere. Existem também soluções para conseguir reequilibrar as suas finanças pessoais. No entanto, se nada fizer, poderá vir a deparar-se com situações mais graves, tais como a penhora da sua casa.

Assim, o primeiro passo é falar com as instituições financeiras nas quais detém um ou mais créditos. Perceba se pode integrar o PERSI, um procedimento que ajuda o cliente a pagar as suas prestações em atraso. Neste processo, o banco avalia a sua situação e irá propor-lhe soluções que sejam adequadas à sua atual capacidade financeira.

Da mesma forma que pode pedir para integrar o PERSI, o cliente também pode aceder, de forma gratuita, a informação, acompanhamento e aconselhamento financeiro através da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE) do Banco de Portugal.

Em último caso, e após tentar todas as outras soluções disponíveis para pagar as prestações em atraso, o consumidor pode optar pela insolvência pessoal. No entanto, este passo deve ser tomado de forma consciente e informada relativamente a todas as consequências inerentes.

Se decidir declarar insolvência pessoal, então todas as penhoras e outras diligências executivas aplicadas contra si serão suspensas. A instituição credora também estará impedida de instaurar qualquer ação executiva.

 

O que acontece no atraso do pagamento das mensalidades?

Quando não paga a prestação mensal na data acordada entre si e a instituição financeira, esta última poderá cobrar uma taxa de juros de mora. Os juros de mora ou juros moratórios advêm de uma sobretaxa anual cujo teto máximo estipulado pelo Banco de Portugal se encontra nos 3%.

Estes juros são aplicados sobre o valor da prestação em dívida, estendendo-se pelo período de tempo de incumprimento do cliente. Caso um cliente tenha prestações em atraso, o banco poderá transformar os juros da prestação mensal em capital (procedimento financeiramente designado capitalizar), aplicando novos juros sobre estes.

No entanto, para que esta capitalização dos juros ocorra, é necessário que exista um acordo por escrito entre o cliente e o banco. Note ainda que esta capitalização não pode ser feita para os juros de mora, mas apenas para os juros incluídos no cálculo da prestação mensal.

Para além dos juros de mora a aplicar às prestações em atraso, as entidades financeiras podem ainda exigir o pagamento de uma comissão de recuperação dos valores em dívida. Esta é cobrada uma única vez, por cada uma das prestações em atraso, não podendo ser superior a 4% do valor da mensalidade e devendo variar entre os 12 euros e os 150 euros.

Mas existe uma exceção. Se o valor da prestação em atraso for superior a 50 mil euros, então esta comissão não pode ser maior do que 0,5% dessa mensalidade.

Por fim, se não regularizar o pagamento das prestações em atraso, o seu nome poderá entrar para a Lista Negra do Banco de Portugal, sendo mais difícil conseguir obter financiamento no futuro.

Se este é o seu caso, entre em contacto com o seu banco para resolver a situação atempadamente e, assim, evitar que pague juros de mora e que manche o seu nome no Banco de Portugal.

 

 

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 4 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 5 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 7 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 8 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 8 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 8 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 9 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 9 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 9 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 9 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 10 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 10 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 10 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 11 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 11 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 11 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 11 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 11 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 11 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.