O psicólogo Cliff Arnall desenvolveu o conceito de Blue Monday em 2005 em parceria com uma agência de viagens britânica, mas o que começou como uma estratégia de marketing transformou-se num dia importante no calendário.
Nesta altura do ano, muitos sofrem de cansaço do Ano Novo devido não só devido ao facto de escurecer cedo, mas também a esta pandemia que parece não ter fim. Neste momento o teletrabalho, embora não obrigatório, continua a ser a realidade de muitos portugueses e a dificuldade em concretizar alguns planos persiste. Os profissionais estão cansados da pandemia e a preocupação com o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional continua bastante presente. Neste sentido, as empresas devem continuar atentas e encontrar novas formas de apoiar e motivar as suas equipas.
Há quatro fatores que motivam a prática desportiva dos profissionais
Um estudo recente mostra que o bem-estar físico, o controlo de peso, a saúde mental e a libertação de stress são os quatro principais fatores que levam as pessoas a praticar exercício físico*.
Por um lado, as longas horas passadas sentadas em frente ao computador e, por vezes, em posições incorretas e locais com pouca luminosidade, os esgostamentos e burnouts resultado de trabalho excessivo, e a vontade de equilibrar os níveis de stress após um dia de trabalho motivam a procura pela prática de atividades desportivas, que funcionam como equilíbrio diário.
Por outro, e não menos importante, o bem-estar com a imagem corporal é igualmente importante e quando alcançado permite transmitir maior confiança e capacidade de prosseguir outros objetivos pessoais e profissionais.
Um programa personalizado de desporto e bem-estar como um benefício para o profissional.
Com um aumento de 44% para 51% da população que pratica exercício pelo menos uma vez por semana*, enaltecendo os seus benefícios, torna-se cada vez mais interessante as empresas apostarem na oferta de soluções de atividades desportivas.
«A oferta de desporto e bem-estar empresarial do Urban Sports Club dá às empresas a possibilidade de oferecerem um benefício ao profissional que pode ser personalizado, flexível e incorporado em horários de trabalho híbridos«, avança a Urban Sports Club em comunicado.
* Estudo: Os novos hábitos desportivos dos portugueses (dezembro, 2021)