Partilhar

Programa de Rastreio do Cancro da Mama reforçado com mais de 59 M€ até 2027

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama vai ser reforçado até 2027 com mais de 59 milhões de euros, possibilitando a realização de mamografias a mais de 1,6 milhões de mulheres dos 50 aos 69 anos.

2 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

O anúncio foi feito em comunicado pela Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que irá assinar, em data não divulgada, com a Administração Central do Sistema de Saúde e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) o acordo que permitirá o alargamento deste programa, executado pela LPCC com unidades móveis, avança a Lusa.

Os encargos financeiros associados a este acordo foram autorizados por resolução hoje aprovada pelo Governo, em sede de Conselho de Ministros.

De acordo com a DE-SNS, o reforço do Programa de Rastreio do Cancro da Mama prevê a realização de dois em dois anos de mamografias com dupla leitura a mulheres sem sintomas da doença, com idades entre os 50 e os 69 anos.

O universo potencial a abranger é 1.696.315 mulheres a nível nacional.

“Aos casos positivos diagnosticados no âmbito do programa de rastreio é garantido o acesso em tempo adequado às consultas hospitalares no SNS, aos meios complementares de diagnóstico e aos tratamentos indicados no SNS”, acrescenta a nota da DE-SNS.

De acordo com o portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Programa de Rastreio do Cancro da Mama cobre as regiões Centro, Alentejo e Norte e encontra-se em fase de alargamento à Região de Lisboa e Vale do Tejo. Utiliza sobretudo unidades móveis que se deslocam de dois em dois anos a cada concelho, mas também unidades fixas.

Habitualmente, são enviadas cartas-convite às mulheres em idade rastreável (50-69 anos) inscritas nos centros de saúde para realizarem, sem custos, uma mamografia (exame radiológico à mama).

Mais Recentes

Longevidade: fique a par das 8 dicas para viver mais de 100 anos

há 6 horas

Alerta: «Medicamentos naturais “destroem” o fígado», afirma estudo

há 6 horas

Viva a segunda-feira sem stress: descubra as 8 dicas para começar a semana mais motivado

há 6 horas

Óbito: Morreu Clem Burke, baterista dos Blondie

há 6 horas

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

há 7 horas

Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes, revela estudo

há 7 horas

Não acelere o envelhecimento: deixe já de fazer estas 7 coisas

há 7 horas

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 8 horas

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 8 horas

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 8 horas

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 8 horas

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 8 horas

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 8 horas

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 9 horas

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 9 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 9 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 9 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 10 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 10 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.