O projecto Realces vai apresentar a sua primeira exposição em território americano, marcando um passo importante na sua internacionalização. A mostra, intitulada “Order and Chaos”, será inaugurada no próximo dia 4 de Setembro, em Washington D.C., com o apoio da Câmara da cidade, da Embaixada de Portugal nos Estados Unidos, do EastBanc e do Metropolitan Washington Ear, depois de ter passado por Portugal.
Com curadoria de Eduarda Oliveira e Elizabeth Casqueiro, a exposição reúne obras tridimensionais e esculturas tácteis de 11 artistas plásticos norte-americanos consagrados, destacando-se pela forte componente inclusiva. O público terá acesso a descrições em braille e a áudio-guias através de QR codes, permitindo uma experiência imersiva e multissensorial, pensada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão. «Ceguei quando tinha 18 anos e hoje parece que voltei a ver de novo», referiu um dos visitantes da exposição, Eduardo Ferreira, aquando da inauguração em Guimarães, no dia 29 de Junho de 2024.
A iniciativa que agora se concretiza foi calorosamente recebida pelas entidades oficiais norte-americanas, que sublinharam o carácter inovador do projecto na promoção da acessibilidade à arte. Segundo a organização, “Order and Chaos” reforça o compromisso do Realces em aproximar diferentes públicos do universo artístico, quebrando barreiras e alargando fronteiras.
A inauguração terá lugar no dia 4 de Setembro, às 17h30, em 3307 M St, NW, 2nd floor, Washington, DC 20007.