Proteger a pele durante os dias mais frios? Estas são as dicas essenciais

Esteja preparado para os meses que se avizinham.

Depois dos 50 a nossa pele exige um cuidado e uma atenção diferente. O organismo não possuí já a mesma capacidade de recuperação, como tal a pele tende a perder alguma da sua elasticidade e vitalidade. Torna-se vital proteger a pele.

Sobretudo durante os meses mais frio este pode ser um enorme desafio. É necessário um cuidado redobrado para evitar os danos causados pelas baixas temperaturas e ventos fortes.

Eis as principais dicas que deve seguir.

 

  1. Utilizar um creme hidratante também emoliente/umectante

Uma maior secura de pele é algo comum, sobretudo depois dos 50 anos. Durante o inverno esta tende a ficar ainda mais frágil, seca e irritada. Para tratar uma pele seca e desidratada é fundamental que use diariamente um creme hidratante que combine também uma ação emoliente e humectante capaz de reter a humidade natural da pele e de fortalecer a sua barreira exterior.

 

  1. Utilize um creme de olhos

Um creme facial não é suficiente para proteger as áreas mais sensíveis do rosto. Sobretudo junto aos olhos a pele tende a ser extra fina e seca. Qualquer exposição a temperaturas extremas vai enfraquecer a saúde destes tecidos. Utilizar um creme de olhos calmante ou com ácido hialurônico é recomendado para assegurar a vitalidade do rosto.

 

  1. Prepare a sua pele com soluções calmantes

Alguns “agentes” externos podem provocar reações adversas na pele, sobretudo durante os dias mais frios. Frio, ventos fortes e mudanças de temperatura, podem ser capazes de causar reações e irritações inesperadas na pele. Ganhe o hábito de aplicar cremes ou balsámos com ingredientes naturalmente calmantes que protejam a pele, tais como aveia, niacimida, manteiga shea ou glicerina. Em situações de emergência a vaselina poderá igualmente ser útil.

 

  1. Exfoliação dos pés à cabeça

É provável que a exfoliação da pele do rosto faça já parte da sua rotina semanal. Mas será que tem o mesmo cuidado com as outras áreas do seu corpo? É fundamental que remova as células mortas não apenas da sua face, como também de outras regiões como braços, cotovelos, joelhos, ombros, etc. Procure usar um bom exfoliante durante o banho para facilitar a aplicação em todo o corpo.

 

  1. Aplique uma máscara facial antes de entrar no banho

Um banho longo e quente pode até parecer ideal para conseguir relaxar. Mas esse tipo de ambiente pode não ser ideal para a sua pele. Não é recomendado que tome banho com água muito quente pois isto pode contribuir para a secura da pele. Antes de entrar no banho experimente aplicar uma máscara facial e depois deixe a humidade atuar. Quando sair do banho aplique logo um hidratante para assegurar os melhores resultados.

 

  1. Continue a usar protetor solar

Este é um erro comum. A verdade é que os raios solares continuam a ser um problema mesmo durante os meses de inverno, pelo que é essencial que continue a aplicar um protetor solar. Apenas assim irá conseguir evitar a formação de manchas e rugas na pele. Poderá ser ideal utilizar um creme hidratante que combine também uma proteção solar, de forma a agilizar a sua rotina.

 

  1. Proteger e acalmar os lábios

Sendo certo que este ano todos estamos a usar máscaras na rua devido à pandemia, isso não significa que não deve cuidar dos seus lábios. Esta é uma área particularmente vulnerável ao frio e ao vento. É assim fundamental que mantenha os seus lábios hidratados durante todo o dia e especialmente quando sai à rua.

 

 

 

[Leia também: 10 problemas de pele que mais afetam as mulheres depois dos 50 anos]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...