Recentemente o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, em La Palma.
Segundo o governo das Canarias, as cinzas vulcânicas podem ser sugadas profundamente para os pulmões e causar irritação, dor de garganta ou tosse seca e irritação do trato respiratório em pessoas com asma ou bronquite.
As autoridades ainda alertam para que a população não faça exercícios ao ar livre e não permaneça em áreas descobertas. É recomendado também, o uso de máscaras FFP2 e sistemas de proteção ocular no território.
O que são as cinzas vulcânicas?
As cinzas vulcânicas são compostas por partículas finas de rocha vulcânica fragmentada. Essas partículas podem ter películas ácidas que conseguem causar irritação dos pulmões e olhos.
Segundo a Rede Internacional dos Perigos Vulcânicos para a Saúde (IVHHN), citada pelo site saude.ig, os efeitos da cinza para a saúde podem ser divididos em várias categorias: problemas respiratórios, sintomas oculares, irritação cutânea e efeitos indiretos.
Quais são os riscos para a saúde?
Em certas erupções as partículas de cinza podem ser tão finas que são inspiradas profundamente até os pulmões. Caso o indivíduo tenha muita exposição, ele poderá ter desconforto no peito, com aumento de tosse e irritação. Isso pode acontecer mesmo em pessoas saudáveis.
Sintomas comuns, a curto-prazo, incluem:
- Irritação e corrimento nasal
- Irritação e inflamação da garganta, por vezes acompanhada de tosse seca.
- Pessoas com problemas preexistentes no peito podem desenvolver graves problemas de bronquite que se prolongam alguns dias após a exposição às cinzas (por exemplo, tosse seca, aumento da produção de saliva, dificuldade em respirar, ou respiração acelerada).
- Irritação das vias respiratórias em pessoas com asma ou bronquite; queixas comuns de asmáticos incluem respiração acelerada, dificuldade em respirar e tosse.
- Respirar torna-se desconfortável.
- Apesar de raro, a exposição prolongada a cinzas vulcânicas pode conduzir a doenças pulmonares graves, de acordo com a IVHHN.