Partilhar

Quando se fala de cancro agir precocemente e não ignorar este sinal de alerta pode salvar vidas

O cancro voltou a surgir nas prioridades nacionais dos sistemas de saúde um pouco por todo o mundo depois da pandemia de Covid-19 ter atrasado diversos tratamentos.

16 Janeiro 2024
Forever Young

A doença, embora devastadora em diversos casos, é altamente curável nos seus estágios iniciais, portanto é essencial ficar atento aos sinais de alerta. Infelizmente, os sintomas por vezes pode ser vagos, sobretudo no caso do cancro do pâncreas – mas preste atenção quando se deita ou após as refeições.

O cancro do pâncreas decorre quando células anormais crescem de forma descontrolada no órgão que produz os fluidos digestivos. Esta forma de doença raramente é detetada nos estágios iniciais, quando ainda é altamente tratável. Nos estágios mais avançados, o prognóstico é mau e a doença é quase incurável.

Segundo dados da Hopkins Medicine, 10% dos pacientes que recebem um diagnóstico precoce ficam livres da doença após o tratamento. Mas é preciso ter atenção aos sintomas, sobretudo a dores exprienciadas tanto ao deitar-se como depois das refeições – quase sete em cada 10 pessoas com cancro do pâncreas vão ao médico porque sentem dor, revelaram dados do Cancer Research do Reino Unido.

“A dor é mais comum em cancros do corpo ou do pâncreas”, explicou o organismo britânico. “As pessoas descrevem-na como uma dor incómoda, que parece perfurar uma pessoa. Pode começar na área do estômago e espalhar-se para as costas”, apontou.

“A dor torna-se pior quando se deita ou depois de uma refeição”, revelou o Cancer Research. Num outro estudo, a doença poderá fazer as pessoas terem necessidade de se coçarem por todo o corpo, apontou a Harvard Health.

Cerca de 79% dos cancros pancreáticos têm origem na cabeça do pâncreas. Os tumores localizados aqui podem bloquear o ducto biliar comum, que drena a vesícula biliar e o fígado, fazendo com que o produto residual volte e entre na corrente sanguínea. Como resultado surge a icterícia, uma descoloração amarela da pele e dos olhos. Outros sintomas associados ao cancro do pâncreas podem incluir perda de apetite e perda de peso não intencional – quando vai à casa de banho, pode mesmo incluir fezes com uma cor clara.

Assim, agir precocemente para evitar o risco de um cancro no pâncreas pode diminuir as hipóteses de desenvolver outras doenças. Algo inegociável na prevenção do cancro é parar de fumar, um dos fatores de risco mais claros para todos os tipos de cancro. Outra forma para prevenir é manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente pois o excesso de peso é também um fator de risco para a doença. Por último, adotar uma dieta que enfatize frutas e vegetais frescos também é benéfico, uma vez que os fitonutrientes desses alimentos trabalham juntos para reduzir o risco de cancro.

 

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 5 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 6 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 6 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 6 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 7 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 8 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 9 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 9 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 9 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 11 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 11 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 12 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 12 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 12 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 13 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 13 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 13 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 13 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 13 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.