Uma queimadura pequena e superficial da pele, por contacto inadvertido com alguma coisa quente – queimadura térmica – é um acidente doméstico frequente.
Desde os fósforos ou isqueiros, ao vapor de água ou alimentos quentes, secador de cabelo, ferro de engomar, aquecimentos e lareiras, são muitos os objetos que podemos ter em casa e com os quais é preciso ter cuidado para evitar queimaduras.
De certeza que já ouviu dizer que se deve colocar manteiga sobre a queimadura. Errado, é precisamente isso que jamais deve fazer,
A manteiga pode ser muito boa para ser saboreada no pão, mas nas queimaduras causa mais mal do que bem. A manteiga não deve ser usada, pois só piora a queimadura, atrapalhando, inclusive, a recuperação.
Ao colocar a manteiga, uma película vai-se formar protegendo o local e dando a sensação de alívio da dor, porém isso aumenta muito a oleosidade do local, podendo causar infeções.
O correto é utilizar produtos e cremes especiais, hidratantes indicados pelo médico.
Após a queimadura, lave o local com água fria, cubra a ferida com um pano húmido e suave, e vá ás urgências.
Mas há mais…para não agravar a queimadura ou atrapalhar o processo de cicatrização, é necessário ter alguns cuidados, incluindo:
- Não tocar na queimadura com as mãos;
- Não tentar descolar tecidos ou outros elementos que estejam presos na pele queimada;
- Não utilizar água gelada ou gelo para arrefecer a área lesionada;
- Não rebentar as bolhas ou retirar a pele;
- Não cobrir a lesão com algodão ou tecidos felpudos