Quer aprender um novo idioma? Estes 5 filmes internacionais prometem ajudar

Quem diz que precisa de livros e exames para aprender a ser fluente numa nova língua?

O mais provável é que, tal como a maioria das pessoas, adore ver filmes e séries. Este tipo de conteúdos audiovisuais têm a capacidade de nos entreter, de nos divertir, distrair e até emocionar. Mas será que têm também a capacidade de nos educar?

Para quem está interessado em conhecer melhor uma certa cultura e em “dominar” um novo idioma, os filmes podem revelar-se verdadeiras ferramentas de aprendizagem. Sendo certo que ver um filme numa língua estrangeira pode ser um pouco desafiante, esta acaba por ser normalmente uma experiência enriquecedora que nos permite aproximar de uma certa cultura.

[Leia também: 10 frases e expressões (estranhas) em italiano que vai querer conhecer]

Estamos já todos habituados a ver filmes e séries falados em inglês. Muitas destas produções são inclusive criadas em Hollywood. No entanto existe toda uma indústria de cinema internacional, espalhada um pouco pelo Globo. Estes filmes com menor orçamento tendem a ser mais criativos, complexos e estranhamente mais empáticos.

Ver um filme espanhol, alemão, italiano ou japonês é uma experiência particularmente interessante para quem deseja aprender um destes idiomas. Os diálogos irão ajudar a compreender certas características de linguagem, pronúncias, novo vocabulário, etc. Tudo isto enquanto de diverte no sofá!

Eis 5 filmes estrangeiros que não deve deixar de ver.

 

  1. “Almacenados” (2015) – Espanhol

Esta é uma comédia absurda e extremamente divertida que retrata a vida de um homem que está prestes a reformar-se e do seu colega mais jovem que o virá substituir. A narrativa aborda os cinco dias que os homens vão ainda passar em conjunto. Esta história é simples de acompanhar e os diálogos não são excessivamente complexos.

  1. “Lazzaro Felice” (2018) – Italiano

Este filme bizarro e surpreendente conta a história de um jovem italiano pobre que vive com a sua família na zona campestre do interior da península italiana nos anos 70. Apesar de serem explorados por uma família nobre mais rica, o jovem plebeu acaba por formar uma amizade com o filho da família mais rica, dando início a uma série de eventos curiosos.

  1. “Burning” (2018) – Coreano

Este é um fantástico thriller que retrata a complexidade de um triangulo amoroso e a obscuridade do hobby secreto de um dos indivíduos. É baseado num conto de Haruki Murakami. Esta é uma história que promete fazer pensar, repleta de diálogos interessantes e personagens complexas. Perfeito para aperfeiçoar o seu vocabulário coreano.

  1. “Jiro Dreams of Sushi” (2011) – Japonês

Jiro Ono é um dos mestres de sushi mais conhecidos de todo o Mundo, sendo igualmente dono de três restaurantes com estrela Michelin. É um perfecionista e um verdadeiro artista criativo. Este documentário conta a história da sua vida e a do seu filho mais velho Yoshikazu, que revela ter dificuldade em lidar com o legado deixado pelo seu pai. Vai aprender muito sobre a cultura e língua japonesa.

  1. “As Vidas dos Outros” (2006) – Alemão

Este é provavelmente um dos melhores filmes internacionais de todos os tempos. “As Vidas dos Outros” retrata a vida na zona oriental de Berlim em 1984. Conta a história de um agente secreto da polícia cuja missão é acompanhar a vida de um casal. Neste processo o agente vai ficando progressivamente mais envolvido na vida destes dois indivíduos e missão torna-se estranhamento complexa e intensa. Este filme é ideal para ficar a conhecer um pouco melhor a cidade de Berlim.

 

[Leia também: De “Mencolek” a “Badruka”. Descubra as 10 palavras mais estranhas (e especificas) de sempre]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...