Quer atenuar os sintomas da covid-19? Inclua estes alimentos na sua rotina

Mesmo com todos os cuidados e com a vacinação, não estamos livres de contrair covid-19. São muitos os sintomas que chegam com a doença e que convém atenuar.

 

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, os sintomas do covid-19 podem incluir febre, calafrios, tosse, fadiga, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, congestão, falta de ar e perda de paladar ou olfato.

Nos casos mais leves em que a recuperação é feita em casa, aquilo que come pode ajudar, oferecendo alguma alivio.

Alguns estudos entretanto divulgados,  indicam que ter hábitos alimentares saudáveis pode ajudar na recuperação, desde que conjugados com todas as indicações médicas.

Canja de galinha
A famosa canja de galinha demonstrou aumentar o fluxo de muco o que ajuda na recuperação.

Batatas
Vegetal rico em amido pode ajudar a regular o equilíbrio de fluidos graças ao potássio. Este equilíbrio de fluidos é crucial quando se recupera de uma doença respiratória como a covid-19, onde a desidratação pode engrossar as secreções respiratórias, tornando mais difícil eliminá-las dos pulmões.

Água de Coco

Se tem diarreia é preciso repor os eletrólitos, minerais como potássio, sódio e cálcio que o corpo precisa para recuperar. Para evitar o consumo de bebidas com açúcar adicionado, que pode prejudicar a imunidade, opte por água de coco simples e sem açúcar.

Aveia, pipocas e outros grãos integrais

Incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias pode ser útil. Aveia, pipocas simples, arroz integral e pão integral são boas opções.

Frutas e vegetais onteiros

Já sabemos que as batatas são benéficas, mas convém incluir outras opções, como melancia, morangos, pepino e alface iceberg.

Peixe gordo

Fontes de ácidos gordos ómega-3, incluindo peixes (como salmão, bacalhau e sardinha) podem ajudar a diminuir a inflamação.

Chá quente com mel

Tall como acontece com a canja de galinha, o chá quente pode ajudar a libertar o muco e expeli-lo – ou tossir – do corpo.

Ler Mais