Esta pesquisa indicou que um abraço materno ou um simples ligação telefonema da Mãe pode ajudar a aliviar a carga de stress, pois ouvir a voz materna inicia respostas bioquímicas que aliviam o stress e a ansiedade.
A hormona ocitocina promove o vínculo entre mãe e filho e tem sido associado ao contato físico íntimo, muitas vezes através da interação pele com pele no início da primeira infância, durante a amamentação. De acordo com Leslie Seltzer, pós-doutoranda no Laboratório de Emoção Infantil da Universidade de Wisconsin-Madison, a voz da Mãe pode ter o mesmo efeito de um abraço.
Seltzer e seus colegas juntaram 61 meninas entre sete e 12 anos que realizaram tarefas de matemática e falaram em público perante uma plateia de estranhos, duas situações que causam stress nas crianças. Depois disso, 19 meninas foram devolvidas às mães, que as confortaram durante 15 minutos, com abraços e contato físico.
20 das meninas receberam uma ligação telefónica de 15 minutos das suas mães. As 22 jovens restantes assistiram a um filme emocionalmente neutro durante 75 minutos.
Para testar os níveis da hormona do stress cortisol, amostras de cuspo foram recolhidas sete vezes ao longo da esperiência, e os níveis de ocitocina foram monitorados através de amostras de urina.
Os investigadores descobriram que “as crianças que interagiam com mães tinham praticamente a mesma resposta hormonal interagindo pessoalmente ou por telefone”. Ou seja, o resultado indicou que ouvir a voz de nossa Mãe tem o mesmo efeito que receber um abraços dela. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Proceedings of the Royal Society.