Partilhar

Quer emagrecer? Pare de ignorar estes alimentos

Iniciar um novo regime alimentar nunca é fácil. A rigidez de muitas dietas acaba por limitar as nossas escolhas no supermercado, podendo assim ser complicado decidir quais as opções mais saudáveis.

26 Outubro 2024
Forever Young

Há sempre uma altura na vida em que uma pessoa decide fazer dieta ou alterar o regime alimentar. As razões que motivam esta decisão podem ser muitas, assim como a oferta de dietas “da moda” existentes atualmente.

Nos últimos tempos temos assistido ao surgimento constante de novas “fórmulas magicas” que prometem ajudar a atingir os seus objetivos alimentares, de saúde e bem-estar. Esta situação pode facilmente originar uma confusão na mente dos consumidores, que passam a ter uma maior dificuldade em perceber exatamente que tipo de alimentos são mais adequados.

Independente do regime e regras alimentares que escolha seguir, se o seu objetivo for fundamentalmente atingir uma perda de peso, existem certos alimentos mais adequados que outros. No entanto, por vezes, os benefícios de muitos destes, para além do baixo teor calórico, podem ser desconhecidos para a maioria de nós.

Eis uma listagem de 5 ingredientes com quase zero calorias que deverá conhecer em maior detalhe e que poderá acrescentar ao seu regime alimentar com confiança:

  1. Aipo

Existe uma teoria interessante que defende que o aipo é um alimento com calorias negativas. Basicamente, segundo alguns isto acontece porque o esforço que o organismo faz ao digerir este ingrediente é superior às calorias que o aipo em si acrescenta. É uma teoria engraçada, mas comprovou-se falsa, segundo um estudo recente.

No entanto, a verdade é que 100 gramas deste tipo de vegetal contém apenas 11 calorias. Sendo assim é um ótimo ingrediente para acompanhar qualquer refeição.

  1. Espinafre

Este alimento é uma excelente fonte de vitaminas (B2, A, C, E, K e ácido fólico) e minerais (ferro, magnésio e potássio). Possui ainda fibras solúveis e insolúveis, importantes para a prevenção de muitas doenças e para o correto funcionamento do seu sistema digestivo.

  1. Agrião

Surpreendentemente este alimento foi considerado durante muito tempo como uma erva daninha. Apesar de nem todos apreciarem o seu sabor, os romanos eram conhecidos apreciadores. Relativamente às suas qualidades nutricionais, o agrião contém vitamina A, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina C, além de ser igualmente uma fonte de potássio, magnésio e cálcio. Isto tudo, tendo apenas 12 calorias.

  1. Courgette

Este é um alimento, da família da abóbora, rico em vitamina C. Tem, no entanto, mais água e menos fibra. No seu conteúdo está presente um tipo de fibra solúvel muito apreciado como laxante. No que diz respeito às calorias, uma porção de 100 gr de courgette tem apenas 17 calorias.

  1. Pepino

Não é especialmente rico em nutrientes, como tal deve sempre evitar tirar a casca deste alimento, preservando assim o máximo de fibras, vitamina k e substâncias bioativas. Este é sim, um ingrediente base e saboroso para inúmeras saladas e sopas frias (como o gazpacho) que contribuem positivamente para uma saudável alimentação.

O pepino é igualmente extremamente rico em sal, sendo assim uma opção mais ocasional. Alguns atletas inclusive usam este ingrediente para eliminar cãibras em momento mais exigentes de competição.

Em termos de calorias, 100 gr de pepino contém apenas 12 quilocalorias.

 

Mais Recentes

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 25 minutos

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 37 minutos

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 48 minutos

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 50 minutos

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 2 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 3 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 3 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 3 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 3 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 3 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 3 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 3 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 4 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 4 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 5 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 5 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 5 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 5 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 22 horas

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.