Quer mudar de vida? Estas 5 ilhas paradisíacas pagam para receber novos moradores

Porquê continuar na cidade quando pode ir para o paraíso?

Até agora o ano de 2020 não está certamente a ser o conjunto de meses mais agradável de todos os tempos. A pandemia veio mudar por completo a nossa vida. Para além da desastrosa crise sanitária e dos milhares de mortes associadas, o nosso dia-a-dia tornou-se numa experiência mais ansiosa e stressante.

É assim provável que já tenha pensado “arrumar as suas malas” e simplesmente fugir para um qualquer local mais tranquilo e relaxante.

[Leia também: Jamaica: a ilha isolada banhada pelo mar caribenho]

O que talvez não saiba é que muitas vezes esta mudança não precisa de acarretar custos avultados. A verdade é que existem lugares incríveis no Globo que inclusive estão interessados em “patrocinar” esta sua mudança e oferecer dinheiro para que se instale nos seus países.

Eis 5 exemplos de ilhas paradisíacas que prometem cativar a sua atenção e convencê-lo a mudar de ares.

 

  1. Sicília, Itália

Quem nunca imaginou abandonar o seu trabalho das 9-18h e ir viver para um local bem mais relaxante? Os tranquilos vales do sul de Itália fazem habitualmente parte destas fantasias. Sol, boa comida e la dolce vita.

Ora este sonho pode na verdade tornar-se realidade. De acordo com a CNN os governantes de Cammarata (no sul de Palermo) estão a oferecer vilas históricas a novos residentes. O objetivo é que estes novos donos façam obras nestas casas e deem uma nova vida a esta localidade. Outras regiões como Sambuca, Molise ou Locana têm também programas semelhantes de apoio a novos residentes.

  1. Maurícias

Se deseja ir mesmo para bem longe e permanecer distante de tudo o resto, então as Maurícias são uma excelente opção. Esta nação é conhecida pela beleza das suas lagoas naturais e pela sua água cristalina. Localizada no meio do oceano Índico esta ilha oferece desde 2010 um programa de apoio ao desenvolvimento empresarial, que garante um pagamento mensal de cerca de 500 dólares para todos os que desejem criar o seu próprio negócio na região. Pode não parecer uma quantia exorbitante, mas a verdade é que o custo de vida nesta ilha é extremamente baixo.

  1. Sark, Inglaterra

A mais pequenas das quatro ilhas do Canal, Sark é conhecida por ser um paraíso natural onde não existem quaisquer automóveis. Os percursos são feitos a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para além das praias, da fauna e da flora é igualmente um destino de excelência para observar as estrelas e constelações no céu noturno. A organização Sark Society criou um programa temporário (até Dezembro 2020) que oferece a todos os novos residentes a possibilidade de viver isento de impostos e sem necessidade de qualquer visto ou permissão especial.

  1. South Island, Nova Zelândia

Existem dezenas de razões que podem ajudar a explicar porque a Nova Zelândia pode ser um destino ideal para se viver. A verdade é que para além da sua beleza inquestionável, esta ilha é conhecida pela qualidade de vida e segurança que oferece aos seus moradores. Em 2016 a vila rural de Kaitangata ficou conhecida por oferecer um pack atrativo a novos moradores que incluía a compra de uma casa e terreno substancial por um valor bastante reduzido.

  1. Anticítera, Grécia

Esta pequena ilha grega encontra-se à distância de uma viagem de 2 horas de comboio de Creta. É rodeada pelo Mar Egeu e conhecida pelas suas paisagens rusticas. Com o objetivo de aumentar a população da ilha – que conta com apenas 20 residentes – a Igreja Ortodoxa criou um programa de apoio a novos residentes. O pack inclui um terreno, uma casa e um valor mensal de 500€ durante os primeiros três anos. Se não se importar de viver num sítio tão remoto – onde não existe sequer uma caixa multibanco – este é o local ideal. Pelo menos terá eletricidade e internet!

 

[Leia também: Preparado para navegar? Conheça 5 factos inacreditáveis sobre navios de cruzeiro]

 

 

Ler Mais