Apesar das previsões do Banco de Portugal apontarem para uma recuperação da taxa de poupança, que deverá chegar aos 7,4% em 2025, para muitas famílias, pressionadas pela subida da inflação e pelo aumento das taxas de juro, este tem sido um exercício difícil. O crédito habitação, a energia e as telecomunicações são algumas das despesas fixas que consomem uma parte de leão dos orçamentos familiares. Conseguir poupar nestes gastos poderá representar um alívio nos gastos das famílias portuguesas, permitindo canalizar este dinheiro para poupança, outros gastos essenciais ou até mesmo inesperados.
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o ComparaJá, plataforma de finanças pessoais, partilha três estratégias para ajudar as famílias a poupar e a melhorar a saúde das suas finanças pessoais.
Crédito habitação
Comparar ofertas de diferentes bancos para obter as melhores condições e analisar a possibilidade de transferir o crédito habitação para outro banco, caso isso resulte em prestações mensais mais baixas;
Utilizar recursos financeiros extras para reduzir a dívida, através de poupanças ou aumentar o período de pagamento, diminuindo assim a prestação mensal;
Renegociar o spread para obter uma redução nas despesas com juros;
Renegociar o crédito através da junção de todos os empréstimos. Esta junção permite conseguir uma prestação mensal até 60% inferior e com um único montante para liquidar por mês;
O cálculo para o crédito habitação pode ser feito aqui.
Energia
Optar por luzes LED: são altamente eficientes em termos energéticos e permitem poupar até 80% no consumo de energia quando comparado com as lâmpadas incandescentes;
Subscrição de painéis solares: redução média de 50% nas contas de energia desde o primeiro mês, não havendo a preocupação com custos extra em caso de necessidade de reparações. O valor da subscrição varia consoante o consumo energético de cada residência e o espaço disponível para a instalação. Existem opções com mensalidades a partir dos 25€;
Escolher eletrodomésticos A+++, visto que consomem até menos 30% do que um produto de classe A. Esta característica dos aparelhos pode ser consultada na etiqueta energética, apresentada na loja física, online ou nos folhetos promocionais.
Os contratos de energia podem ser alterados a qualquer momento, ao contrário do que é comum nos contratos de telecomunicações que obrigam a um período de fidelização, por isso o consumidor deve comparar com regularidade os preços do mercado através de um comparador.
Telecomunicações
Aderir a um pacote triple-play (TV, Internet e telefone), uma vez que as operadoras oferecem mensalidades mais reduzidas nestes pacotes. Procurar uma oferta que agregue todos os serviços é mais vantajoso, não só pelo valor monetário, mas pela simplicidade de ter todos os encargos associados apenas a uma fatura.
É importante ter em conta as necessidades do consumidor, por exemplo, num pacote com 4 produtos é vantajoso isolar a internet móvel e aderir a um 3+1 em vez de um pacote 4P.