Rei Carlos III anunciado como patrono de organização cultural britânica

Todos conhecemos esta instituição.

O British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas, acaba de anunciar que Sua Majestade o Rei Carlos III é o novo patrono da instituição. Desde 1984 até à sua coroação, ocupou o cargo de vice patrono, sendo a sua Majestade Rainha Isabel II, até à data da sua morte, em setembro de 2022, patrona da organização.

“É uma honra ter a oportunidade de dar continuidade ao nosso trabalho na construção de ligações, entendimentos e confiança entre o Reino Unido e países de todo o mundo sob o seu patronato”, refere o British Council.

O British Council, que assinala o seu 90º aniversário em 2024, trabalha em áreas alinhadas com os interesses de longa data do Rei, como a proteção cultural e do património, ambiente e projetos educativos. O Rei tem desempenhado diversos compromissos com o British Council ao longo dos anos e desempenhado um papel crucial ao apoiar múltiplos projetos desta organização no Reino Unido e em todo o mundo.

Em 1984, no dia seguinte à tomada de posse como vice patrono, o Rei Carlos III celebrou-a com uma receção no Palácio de Kensington para assinalar também o 50º aniversário do British Council. O Rei já visitou vários projetos do British Council do Nepal à Nigéria, passando por Cuba e vários países europeus. A sua última visita oficial a Portugal aconteceu em março de 2011.

Soft power, o British Council, e a Monarquia

O British Council, define soft power como “a habilidade de um país fazer amigos e influenciar pessoas através dos seus ativos mais atrativos, como a cultura, educação, idioma e valores”.

A Monarquia é considerada uma das marcas mais valiosas do Reino Unido, fomenta o turismo, visitas e interesse sobre o Reino Unido. O British Council mantém uma longa, próxima e frutuosa relação com a Família Real desde que a sua falecida Majestade Rainha Isabel II era criança, altura em que o seu pai, Rei George VI, se tornou patrono do British Council. A sua falecida Majestade assumiu o patronato em 1952, no primeiro ano do seu reinado. O seu compromisso foi manifestado nas visitas frequentes aos projetos do British Council e nos seus encontros com os colaboradores e parceiros, em várias regiões e ao longo de sete décadas.

Durante o tempo em que foi vice patrono, o Rei caracterizado pelo seu soft power com o compromisso de estabelecer relações a longo prazo, e agora como patrono continuará a desempenhar um papel fundamental em atrair atenções para o Reino Unido e manter o seu perfil como ator mundialmente relevante.

Ler Mais