Restaurante Tasca da Memória apresenta fusão de sabores e tradições

Para conhecer.

O restaurante Tasca da Memória, inserido no elegante e intimista hotel Wine & Books Lisboa, na zona histórica entre Belém e a Ajuda, lançou a sua nova carta de primavera-verão, com assinatura de Vittorio Colleoni.

O Chef – que conta no currículo com uma estrela Michelin alcançada no restaurante “San Martino”, em Itália – propõe-se a reinventar o conceito de ‘tasca’ num hotel cinco estrelas, elevando ainda mais o nível do Tasca da Memória para uma experiência de fine dining. Apostando numa reformulação total face ao anterior menu do restaurante, Vittorio desenhou de raiz uma carta mais exclusiva, criativa, e que adapta na perfeição os melhores ingredientes locais.

“Descrevo o meu estilo de cozinha como bastante flexível, porém, considero que o respeito pelas matérias-primas é fundamental para criar uma experiência de ‘fine dining’. Durante a confeção, valorizo a integridade dos alimentos e procuro extrair o máximo de sabor e expressão. Não me considero um chef à ‘moda italiana’ – a minha conceção de cozinha resulta das minhas experiências em Itália, em Espanha ou nos Estados Unidos, mas mantenho um compromisso inflexível com a autenticidade da cozinha e com a excelência do resultado final”, afirma Vittorio.

“Assim que abracei este projeto com o Grupo PBH, dediquei-me intensamente ao estudo da gastronomia tradicional portuguesa, investiguei os rituais típicos presentes nas tascas, e criei a minha própria interpretação, com o propósito de desenvolver um estilo de ‘tasca’ numa unidade hoteleira de cinco estrelas. Apercebi-me que seria necessário reduzir a carta, pois um estilo de ‘fine dining’ requer pratos com uma maior complexidade, elaboração e tempo de preparação. Nesse sentido, optámos por escolhas mais exclusivas, com um sabor mais sofisticado, para proporcionar uma experiência gastronómica única a todos os nossos visitantes”, acrescenta.

Com o intuito de preservar a autenticidade gastronómica das tascas e a partilha de pratos, a nova carta do Tasca da Memória promove alguns dos ingredientes e pratos representativos da cozinha portuguesa. “Diria que os pratos de bacalhau e polvo, bem como o emblemático e muito português arroz de tomate, são alguns dos ‘ex libris’ do novo menu do Tasca da Memória, mas não só. O que procurei foi sobretudo reinventar alimentos e pratos clássicos, adicionando nuances de sabor e textura para elevar ainda mais a sua qualidade e requinte.”

 

Ler Mais